×

Nova Fronteira anuncia lançamento da reedição de ‘O Caso Morel’, de Rubem Fonseca, romance que, em 2023, comemora 50 anos de sua publicação original

Nova Fronteira anuncia lançamento da reedição de ‘O Caso Morel’, de Rubem Fonseca, romance que, em 2023, comemora 50 anos de sua publicação original

NOVA EDIÇÃO DO LIVRO CONTA COM PREFÁCIO INÉDITO DO ESCRITOR MATEUS BALDI

A editora Nova Fronteira, casa de grandes autores nacionais, como Carlos Heitor Cony, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, Alberto da Costa e Silva, Evanildo Bechara e o próprio Rubem Fonseca (1925-2020), reedita em abril mais um famoso título do mestre da literatura policial no Brasil: “O Caso Morel”. Com novo projeto gráfico particularmente convidativo, o primeiro romance de Rubem Fonseca conta agora com prefácio inédito de Mateus Baldi e retoma o posfácio do jornalista Sérgio Augusto, que trata da recepção do livro em 1973. Acesse aqui.

O Caso Morel” apresenta Paul Morel, um artista de vanguarda que está preso pela suspeita de assassinato de uma de suas namoradas. Um dia, ele recebe a visita do ex-delegado Vilela, que o auxilia a escrever o manuscrito de um romance confessional ou biografia malograda. Logo, Vilela passa a enxergar semelhanças entre a vida do artista e a sua própria.

Ao abordar temas já discutidos em seus contos, como a arte, a moral, a marginalidade, o sexo, a cidade em que transitam seus personagens, Fonseca reforça neste romance de estreia sua escrita instigante e irreverente, que fez história no cenário da literatura brasileira e por certo contribuiu para o sucesso de público e crítica de boa parte de seus títulos, tais como AgostoLúcia McCartney e Feliz Ano Novo.
 

No prefácio, o jornalista e escritor Mateus Baldi dialoga com o leitor a respeito da maneira paradoxal com que o autor construiu seus personagens, principalmente devido ao contexto histórico da Ditadura Militar em que o livro foi publicado. “Havia naquela prosa algo de cortante, mas não só: um caráter explícito de denúncia trazia para o centro do palco tudo que ocorria diante de nossos olhos. […] A matéria da realidade transformava-se em força literária, […] um experimento híbrido que potencializa a literatura nas suas mais diversas formas”, detalha ele.

O Caso Morel faz parte da reedição de toda a obra de Rubem Fonseca pela Nova Fronteira. O designer Daniel Trench assina a nova identidade visual da coleção, que teve como inspiração os antigos letreiros das ruas do Rio de Janeiro, cenário de boa parte das histórias fonsequianas. O primeiro livro a ser reeditado com o novo projeto gráfico, O Cobrador, já está disponível para os leitores nas livrarias físicas e virtuais de todo o país. Acesse aqui.
 

FICHA TÉCNICA

O Caso Morel, Rubem Fonseca

200 páginas / R$69,90

ISBN: 9786556401966

Editora Nova Fronteira/Ediouro Publicações

Sobre a Nova Fronteira


Referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, a Editora Nova Fronteira foi fundada em 1965, tendo publicado desde então obras fundamentais para o leitor brasileiro. A editora tem autores consagrados em seu catálogo, como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony, Evanildo Bechara, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e muitos outros. Um time de renome que contempla diversos públicos em busca de leituras clássicas.

Sobre a Ediouro Publicações
 

Fundada em 1939 com o nome de Publicações Pan-Americanas, editora de livros técnicos, a Ediouro está na linha de frente do mercado de livros. Hoje, como Empresas Ediouro Publicações, inclui os selos Nova Fronteira, Agir, Trama, Petra, Coquetel, Pixel, Ediouro Educação e Novo Céu. A Ediouro atualmente possui um dos mais completos e respeitáveis catálogos da América Latina e há mais de oitenta anos se dedica a publicar e distribuir conteúdo em diferentes mídias e plataformas.

Publicar comentário