×

Exposição “Transitando” no Sesc Palladium percorre as paisagens do Cerrado Mineiro

Exposição “Transitando” no Sesc Palladium percorre as paisagens do Cerrado Mineiro

A partir do dia 1º de maio (segunda-feira), estará aberta a exposição “Transitando”, no Sesc Palladium. Com fotografias de Lori Figueiró e telas, murais e instalações feitas no Atelier a Céu Aberto, dos artistas visuais Ricardo Keferaus e Ofelia Ortega, a montagem percorre paisagens do cerrado mineiro. A vida no interior de Minas Gerais, a origem marcada pela ancestralidade indígena e a prática de uma educação popular existente no campo inspiram os artistas nesse trânsito do campo para a cidade, do meio rural para o cenário urbano, cultivando um diálogo com o patrimônio imaterial do Estado.

Figueiró é nativo do Vale Jequitinhonha e registra os sorrisos das pessoas que vivem em seu entorno.  Keferaus, paulista de origem pataxó e afrobrasileiro, conecta elementos da sua ancestralidade por meio de uma pesquisa constante sobre os povos originários do país. Ortega, espanhola radicada no Brasil há dezessete anos, mora em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, onde leciona no curso de Educação do Campo, junto a estudantes oriundos de comunidades quilombolas e tradicionais.

Os artistas procuram estabelecer um convite ao diálogo com os sujeitos do centro da cidade, trabalhadores e os visitantes, criando uma interação mental e afetiva com elementos da arte urbana contemporânea e da matriz ancestral da cultura brasileira e das suas paisagens, mais especificamente da cultura e do bioma do Cerrado Mineiro e do Vale do Jequitinhonha. A expografia e o acervo da exposição exploram as potencialidades do espaço do foyer da Rua Rio de Janeiro e do foyer da Avenida Augusto de Lima do Sesc Palladium com instalações aéreas, murais, instalações interativas, telas e fotografias sublimadas aéreas que criam um ambiente aconchegante, leve, provocador, surpreendente e repleto de cores.

Exposição Transitando

Data: A partir do dia 1º/5, de terça a domingo

Local: Foyer da Rua Rio de Janeiro e Foyer da Avenida Augusto de Lima

Horário: Das 11h às 21h

Entrada/Ingressos: Entrada gratuita

* Agendamentos de visitas para escolas e grupos especiais com o Programa Educativo do Sesc Palladium podem ser solicitados pelo e-mail educativopalladium@sescmg.com.br

Publicar comentário