×

“POR MEIO DO PADRÃO DE BELEZA A GENTE DEFINE QUEM VIVE E QUEM MORRE”, DIZ CAROL BARRETO, DESIGNER DE MODA, NO PROVOCA 

“POR MEIO DO PADRÃO DE BELEZA A GENTE DEFINE QUEM VIVE E QUEM MORRE”, DIZ CAROL BARRETO, DESIGNER DE MODA, NO PROVOCA 

BATE-PAPO DA CRIADORA DO MODATIVISMO COM MARCELO TAS VAI AO AR NA TV CULTURA, NA TERÇA-FEIRA (4/4)

 

Nesta terça-feira (4/4)Marcelo Tas conversa com a artista, designer de moda e criadora do projeto Modativismo, Carol Barreto. Eles falam sobre padrão de beleza, moda, racismo e a materialidade do racismo, machismo, e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 

Carol comenta no Provoca sobre os padrões seguidos na moda, como a tabela antropométrica que são as medidas físicas de uma pessoa. “Aquele GG que está em uma tabela antropométrica, para definir uma roupa, é a materialidade do racismo de uma maneira tão contundente, que não tem como vestir as corporalidades brasileiras (…) o desenho que se replica nessa tabela é de um corpo branco caucasiano, nem de um corpo branco brasileiro, então as curvas do meu quadril, a circunferência da cintura, não serão acomodadas”, explica.
 

A artista fala ainda sobre a experiência da inadequação. “Eu acompanhava mulheres ao provador e compartilhava do constrangimento, sendo uma mulher magra (…) ‘esse GG não me veste, o problema é meu, eu sou feia, eu não deveria existir’ (…) várias questões que a gente sabe que esse processo de inadequação vai impingindo na nossa cabeça”.
 

Tas pergunta para a artista o que é o padrão de beleza. “É uma discussão muito complexa, por meio do padrão de beleza a gente define quem vive e quem morre. A maneira como eu sou parada numa abordagem policial é completamente diferente do carro que está à frente, com um grupo de garotos brancos, mesmo tomando álcool (…) a primeira coisa é a imagem”, conta.


Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Realização — TV Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal

Publicar comentário