×

<strong>SescTV: Estreia do filme “Interactions – When Cinema Looks to Nature” é adiada para 22 de abril, Dia Mundial do Planeta Terra</strong>

SescTV: Estreia do filme “Interactions – When Cinema Looks to Nature” é adiada para 22 de abril, Dia Mundial do Planeta Terra

Projeto cinematográfico que reúne 12 curtas-metragens de diretores internacionais, incluindo os brasileiros Takumã Kuikuro e Oskar Metsavaht, para retratar e questionar as conexões entre os Homens, os Animais e o Planeta, tem estreia no SescTV adiada do dia 15 para o dia 22 de abril

A estreia na programação do SescTV do longa-metragem Interactions – When Cinema Looks to Nature, produzido pela ONG suíça ART for the World, foi adiada do dia 15 para o dia 22 de abril, às 22h, data em que é celebrado o Dia Mundial do Planeta Terra. A produção já pode ser assistida sob demanda pelo sesctv.org.br/interactions. O objetivo da obra é contribuir para a conscientização sobre a necessidade de estabelecer relações mais sustentáveis com o ecossistema ao redor e sensibilizar um público amplo de todas as idades no mundo todo. 

O filme é uma antologia de 12 curtas-metragens originais que retratam os vínculos e interações entre Humanos, Vida Animal, Ecossistemas, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. O longa-metragem é composto por produções dos gêneros docuficção, animação, comédia, drama e ficção científica, que levam o espectador a conhecer histórias lindamente capturadas, para mostrar a inter-relação do ser humano com a natureza, em cenários de nove países (Brasil, Burkina Faso, Marrocos, Grécia, Índia, Japão, México, Suíça e Estados Unidos). 

Interactions foi lançado em outubro de 2022, no Festival Internacional de Cinema de Roma, e exibido durante a Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15), realizada em Montreal, no Canadá. Sua estreia latino-americana ocorreu no CineSesc, no dia 27 de março.

Para Adelina von Fürstenberg, fundadora da ART for the World, curadora de arte internacional e desenvolvedora de Interactions, a relação entre humanos e animais oferece um infinito campo de investigação com dimensões filosóficas, antropológicas e sociais que tratam de questões como o ecossistema, a biodiversidade, a poluição e as alterações climáticas. “Este tem sido um bom campo de reflexão – atravessado por pessoas criativas e inspiradas – que levanta questões ligadas às tradições, ética e estética, e toca no nosso receio com relação ao estrangeiro e o desconhecido”, explica Adelina. 

Os artistas e cineastas criadores dos 12 curtas-metragens foram selecionados de diversos lugares do mundo, não só com base na sua filmografia e prêmios, mas também por sua particular sensibilidade para temas relacionados com o planeta, como a natureza e a vida animal. São eles: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).

Na América Latina, um destaque especial é dado aos filmes produzidos pelos cineastas brasileiros Takumã Kuikuro (curta-metragem A Febre da Mata) e Oskar Metsavaht (curta-metragem Caiçara).

O curta A Febre da Mata lança luz sobre a luta das tribos amazônicas do Xingu ao tentarem salvar seu habitat do fogo, para proteger o ecossistema e muitas espécies raras que vivem nas florestas tropicais. Já o curta Caiçara, retrata a conexão com a ancestralidade de um jovem caiçara, que detém o saber da pesca artesanal de subsistência, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ficcional visa ressaltar a importância do consumo consciente do ecossistema marinho e a compreensão dos danos causados pelos métodos predatórios dos pescadores tradicionais.

SERVIÇO

Título: INTERACTIONS (ACESSE O MIDIAKIT COMPLETO )

Concepção, desenvolvimento e produção: Adelina von Fürstenberg

Cineastas: Takumã Kuikuro (Brasil), Oskar Metsavaht (Brasil), Faouzi Bensaïdi (Marrocos), Clemente Bicocchi (Itália), Anne De Carbuccia (França/EUA), Eric Nazarian (Armênia/EUA), Bettina Oberli (Suíça), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Yulene Olaizola e Rubén Imaz (México), Nila Madhab Panda (Índia), Janis Rafa (Grécia) e Isabella Rossellini (EUA).

Gênero: Ficção, Drama, Comédia, Ficção Científica, Animação

Estrutura: Longa-metragem de 1h45 (12 curtas-metragens de 8’ cada)

Produção: ART for The World

Classificação indicativa: Livre

Lançamento SescTV: 22 de abril, às 22h 

Sob demanda: Disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/interactions

Sobre a ART for The World:

ART for The World é uma ONG associada ao UNDPI (Departamento de Informação Pública das Nações Unidas). Foi fundada em 1995 durante o 50o Aniversário das Nações Unidas e tem sede em Genebra e Itália (Turim/Milão) com colaborações permanentes em países europeus (França, Grécia, Itália, Reino Unido e Suíça), bem como no Brasil, Índia , EUA, México e Marrocos. (www.artfortheworld.net). ART for the World é inspirada no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que proclama a atividade criativa como parte essencial do bem-estar das pessoas, e a necessidade de respeito pelo pluralismo e variedade em qualquer tipo de expressão criativa.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora              

Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv 

Siga o SescTV no twitter: @sesctv  

E no facebook: facebook.com/sesctv 

No instagram: @sesctv

Publicar comentário