×

<strong>Grupo Oficcina Multimédia lança livro sobre sua trajetória de 45 anos, seus processos criativos e atuação no cenário brasileiro</strong>

Grupo Oficcina Multimédia lança livro sobre sua trajetória de 45 anos, seus processos criativos e atuação no cenário brasileiro

Ione de Medeiros, diretora  há 40 anos do Grupo Oficcina Multimédia, assina a publicação, de distribuição gratuita, a ser lançada no dia 30 de março na SP Escola de Teatro

A publicação (foto) de 140 páginas tem distribuição gratuita na noite de lançamento em São Paulo, na SP Escola de Teatro

O livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos, de autoria de Ione de Medeiros, diretora teatral que completa quatro décadas à frente da companhia de teatro mineira, ganha lançamento na capital paulista dia 30 de março de 2023, com distribuição gratuita da publicação na SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP). 

Além dos textos de Ione de Medeiros, o livro traz registros e impressões de  pensadores e profissionais da área da cultura de Belo Horizonte. Os cinco espetáculos que compõem o livro – As últimas flores do jardim das cerejeiras (2010), Play it again (2012), Aldebaran (2013), Macquinária 21 (2016), Boca de Ouro (2018), além de um capítulo sobre o projeto inacabado Vestido de Noiva – são comentados pela atriz e professora Mônica Medeiros Ribeiro, a diretora Papoula Bicalho, pela poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins, pela atriz e dramaturga Telma Fernandes e pela professora e crítica Júlia Guimarães. As professoras Nilcéa Moraleida e Glória Reis assinam a orelha e o prefácio do livro, respectivamente. O posfácio foi escrito pelo professor e crítico teatral Marcos Alexandre

A publicação conta, também, com cerca de 150 imagens –  de fotos dos espetáculos, a ilustrações da diretora Ione de Medeiros, passando por croquis de cenários e figurinos -, além de oferecer uma visão ampla daquilo que permanece como referência para o grupo, e daquilo que se altera, por sua natural evolução.

Criado como espaço de experimentação de linguagens, o GOM – Grupo Officina Multimédia mantém os pés firmes na pesquisa multimeios e “investiga a multiplicidade das informações na encenação, a diversidade das referências para as montagens, a ênfase na criatividade e o compromisso com o risco”, como explica a diretora teatral, autora da publicação, e responsável por 23 montagens do grupo. Nesse sentido, o livro traz, além do histórico dos últimos 15 anos, passagens pessoais vividas pela diretora, seu percurso artístico e criativo e divagações sobre um dos grupos precursores da pesquisa e da produção do teatro em diálogo com outras linguagens. 

Para a diretora, o livro “confirma a importância da permanência no fazer artístico e destaca o quanto a continuidade de pesquisas nesse campo podem contribuir para a formação de aspirantes a artistas, para estudos sobre as artes cênicas mineiras e brasileiras e para a própria profissionalização do elenco integrante do grupo”. Além disso, a obra confirma a diversidade da atuação cultural do GOM e sua importância na cena cultural brasileira, com reconhecimento que extrapola o estado de Minas Gerais e alcança o Brasil todo e exterior, por meio de premiações e da participação do grupo em diversos festivais internacionais de teatro, com espetáculos, palestras e debates com o público. 

Por fim, a publicação serve como referência para interessados nas múltiplas linguagens pesquisadas e encenadas, que atualmente conta com núcleo composto por Ione de Medeiros e dois atores, Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão, permitindo que novos artistas sejam incorporados a cada montagem.

O livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A publicação de 140 páginas será distribuída gratuitamente no dia do lançamento, tendo exemplares destinados a escolas de formação em artes e instituições culturais, além de representantes da área artística em todo o Brasil.

No dia do lançamento, além da presença da autora e do núcleo do grupo, haverá exibição de vídeo inédito, com depoimentos de participantes das montagens entre 2010 e 2022. 

Ione de Medeiros 

Nasceu em Juiz de Fora, em 1942, e se mudou para Belo Horizonte em 1967. Em 1977, participou da criação do Grupo Oficcina Multimédia, que dirige há 40 anos. Além de diretora, é pianista, atriz, figurinista, cenógrafa, curadora, produtora cultural e educadora artística. Seu trabalho tem como foco a continuidade da pesquisa multimeios, que envolve o trabalho de corpo, voz, rítmica corporal e material cênico na encenação teatral. Recebeu cinco prêmios, dentre eles o Bonsucesso de Melhor Direção com o espetáculo Zaac e Zenoel. Foi homenageada pelo SESC/SATED MG, pela iniciativa de criação e realização do Verão Arte Contemporânea (VAC), e recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência de Minas Gerais pelo conjunto de atividades culturais realizadas como artista e pedagoga. É idealizadora e coordenadora do Verão Arte Contemporânea, Bloomsday e Bienal dos Piores, eventos culturais  realizados pelo grupo.

Breve histórico do Grupo Oficcina Multimédia

Criado em 1977 pelo compositor Rufo Herrera no XI Festival de Inverno da UFMG e sediado na Fundação de Educação Artística por mais de 20 anos. Atualmente composto por três integrantes fixos, tem trajetória consolidada, já tendo participado de festivais nacionais e internacionais, como: 12° Festival Le Manifeste 2015, na França; Festival Internacional de Caracas, na Venezuela; 3º Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira, em Brasília (DF); Festival Internacional de São José do Rio Preto/SP (2006); 2º Circuito de Festivales Internacionales “El Teatro del Mundo en Argentina” e o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH). Paralelamente à sua atividade teatral, o GOM realiza, na capital mineira, os eventos culturais Bloomsday, Bienal dos Piores Poemas e Verão Arte Contemporânea. 

Colaboradores

Glória Reis: professora e mestre em Ciências Sociais. Redatora do inventário que registrou o Teatro como patrimônio imaterial de Belo Horizonte. Autora dos livros Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências; A Arte e a Cidade, entre outras publicações.

Julia Guimarães: professora visitante na UFMG, em Literatura e Teatro. Doutora em Artes Cênicas (USP). Co-organizadora do livro O teatro como experiência pública (Hucitec, 2019), editora das revistas Subtexto (MG), Letras (MG) e da plataforma de crítica teatral Horizonte da Cena (MG).

Leda Maria Martins: poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras / Literatura Comparada e mestre em Artes (Indiana University, EUA), com pós-doutorado em Performances Studies (New York University, Tisch School of the Arts). Autora de vários livros, entre eles, Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (Editora Cobogó, 2021).

Marcos Antônio Alexandre: professor da Faculdade de Letras da UFMG e bolsista do CNPq. Realizou pesquisas de pós-doutorado sobre Teatro Negro (ISA, Havana, e UFBA) e sobre Alteridades e Performance (Instituto Hemisférico de Performance e Política das Américas – Unirio). É crítico colaborador do site Horizonte da Cena e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (IACT-AICT).

Mônica Medeiros Ribeiro é atriz e preparadora corporal de grupos como o Grupo Oficcina Multimédia (BH) e o Grupo Taller del Sótano (DF/México), entre outros. É doutora em Artes (UFMG) e professora da graduação da mesma universidade. Foi professora do Curso Técnico de Teatro na Universidad Nacional Autónoma de México (1997). Atualmente, é Pró-Reitora Adjunta de Cultura da UFMG.

Nilcéa Moraleida: Mestre em Sociologia (UNICAMP), Doutora em História (UNICAMP) e professora aposentada do Departamento de Ciência Política da UFMG. Após a aposentadoria, cursou a Pós-Graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade da Escola Guignard/UEMG e participou de exposições coletivas e individuais em Belo Horizonte.

Papoula Bicalho: diretora de cena, preparadora de atores e realizadora audiovisual. Desenvolve pesquisa  a partir de Stanislavski e Grotowski, fundamentais para a preparação de atores de cinema, TV, audiovisual e teatro. Seu doutorado (Unicamp) sobre a preparação do ator a partir de Stanislavski resultou em 11 vídeos, atualmente usados por escolas e universidades de teatro no Brasil.

Telma Fernandes é atriz/performer, encenadora, dramaturga e designer de luz premiada. Mestre em Letras, com pesquisa sobre texto e cena na primeira montagem de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, é graduada em Filosofia e Psicologia e pós-graduada em Direção Teatral (Faculdade Paulista de Arte). Em 2022, concluiu o curso de Dramaturgia na SP Escola de Teatro.

Serviço:
Lançamento do livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos (Ione de Medeiros).

São Paulo
Data: 30 de março de 2023, quinta-feira, às 19h
Local: SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Ingresso: Entrada franca

Realização: Grupo Oficcina Multimédia
Apoio: Fundação de Educação Artística, Flama, Selo Lucias, Associação dos Artistas Amigos da Praça, SP Escola de Teatro.

O livro Grupo Oficcina Multimédia 45 anos foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Instagram: @oficcinamultimedia 

Hashtags: #gom45anos #ionedemedeiros #oficcinamultimedia

Publicar comentário