×

<strong>Curta-metragem “A Febre da Mata” faz parte de première em 27 de março no CineSesc, em São Paulo</strong>

Curta-metragem “A Febre da Mata” faz parte de première em 27 de março no CineSesc, em São Paulo

Pós-produzido pela O2 Pós, filme dirigido pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro denuncia o desmatamento na Amazônia

Pôster do curta-metragem “A Febre da Mata”

A Bidou Pictures Brasil e a O2 Pós, casa de finalização da O2 Filmes, a maior produtora audiovisual do País, anunciam a exibição do curta-metragem “A Febre da Mata” na première do longa-metragem “Interactions – When Cinema Looks to Nature”. O evento acontece em 27 de março, às 19h, no CineSesc Augusta, em São Paulo. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema a partir das 18h. No mesmo dia, o documentário estará disponível sob demanda no site https://sesctv.org.br/interactions. A estreia no SescTV será em 15 de abril, às 22h.

Dirigido pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro, produzido por Nathalia Scarton e pós-produzido pela O2, o filme denuncia as queimadas na Amazônia. “A Febre da Mata” faz parte da antologia “Interactions – When Cinema Looks to Nature” com outros onze diretores – entre eles Isabella Rossellini, Anne de Carbuccia, Idrissa Ouédraogo e Faouzi Bensaidi. 

“Nós conseguimos fazer um filme muito forte com imagens que fazem primeiro o espectador se conectar com a Amazônia e com os povos indígenas daquela terra, e depois se deparar com o terror – a devastação da nossa floresta e dos nossos animais”, comenta o diretor Takumã. 

“É uma honra fazer parte desta antologia e conseguir atrair atenção para as questões dramáticas que estão destruindo o nosso planeta. Foi especialmente gratificante trabalhar com o Takumã. Foram três meses intensos: escrevemos o roteiro, trabalhamos a força da música com Rodolfo Stroeter, editamos potentes imagens de Lawrence Waba, Lalo de Almeida e Christian Dimitrius, desenhamos os sons com Alan Zilli e finalizamos belíssimamente com a equipe da O2 Pós”, acrescenta Nathalia Scarton.

“A Febre da Mata” teve a sua estreia mundial em outubro de 2022, no Rome International Film Fest, na Itália. Em seguida, esteve presente em festivais nacionais e internacionais, incluindo o 1º Festival de Cinema e Cultura Indigena no Cine Brasília e a Convenção sobre Diversidade Biológica, das Nações Unidas, no Canadá. O filme entra no circuito nacional a partir de abril.

“Este é um filme lindo e triste, que conta a realidade dos povos indígenas hoje em dia. Trabalhar na pós produção do curta foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora. O trabalho feito pelo Takumã é incrível e conceitual, tecnicamente falando”, declara Paola Zicari, diretora de atendimento da O2 Pós.

“Fico feliz por ter podido colaborar com a finalização de ‘A Febre da Mata’. Ao falar sobre queimadas na Amazônia, o filme assume um ponto de vista que eu nunca tinha visto: da própria natureza. Acho fascinante ver como as aldeias cada vez mais usam o cinema como plataforma para contar suas histórias e amplificar suas vozes no país. Temos muito a aprender ao assistirmos esta outra perspectiva de vida”,  afirma Fernando Meirelles, sócio da O2 Filmes e apoiador do projeto.

Sobre “A Febre da Mata”

O pajé e sua família saem para pescar. Durante a pesca, uma onça se aproxima e começa a esturrar, assustada, em busca de ajuda. Seu grito é um alerta. O pajé  retorna imediatamente para a aldeia e avisa o seu povo sobre o perigo que se aproxima. Ele busca força espiritual na pajelança à medida que sua preocupação cresce.  O fogo invade a floresta e os animais fogem procurando abrigo, mas muitos não resistem e morrem. A floresta arde em chamas e depois a seca é extrema. 

Ficha Técnica

Produção: Bidou Pictures Brasil em associação com O2 

Realização: SescSP

Produzido por Nathalia Scarton

Dirigido por Takumã Kuikuro

Roteiro de Takumã Kuikuro e Nathalia Scarton

Fotografia de Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro

Edição de Kuikuro e Nathalia Scarton

Música de Rodolfo Stroeter

Produção Executiva de Nathalia Scarton 

Fotografia Adicional de Lalo de Almeida, Lawrence Waba e Christian Dimitrius

Tradução por Takumã Kuikuro e Theo Scarton Lago

Making off & Still por Marrayury Kuikuiro, Takumã Kuikuro e Nathalia Scarton

Som Direto: Kuaiaitsi Kuikuro

Edição de Som e Mixagem: Alan Zilli

Pós-produção e vfx: O2 Pós

Publicar comentário