×

ESPETÁCULO “DO BARROCO AO POP” TRANSITA PELA MÚSICA BARROCA ATÉ SUCESSOS DO POP MUNDIAL

ESPETÁCULO “DO BARROCO AO POP” TRANSITA PELA MÚSICA BARROCA ATÉ SUCESSOS DO POP MUNDIAL

SHOW COM PASSEIO PELA HISTÓRIA MUSICAL, DOS GRUPOS MUSICA FIGURATA E OPEMG, OCUPA DIVERSOS ESPAÇOS DA CIDADE, DE 12 A 26 DE ABRIL

A música barroca dos séculos XVI, XVII e XVIII ainda está presente nos dias de hoje em diferentes manifestações da música pop mundial. Para mostrar esse paralelo, os grupos Musica Figurata e OpemG apresentam o espetáculo “Do barroco ao pop” em seis apresentações em diversos palcos da cidade, de 12 a 26 de abril.
Os músicos mesclam instrumentos da chamada “música antiga” – como o cravo, a viola da gamba, a guitarra barroca com os modernos como a guitarra elétrica e o Lininstrument e fazem o mesmo com o repertório. O público poderá apreciar composições barrocas europeias e brasileiras, com hits como a eletrônica “Sweet dreams”, o clássico do R&B de Ray Charles “Hit the Road Jack”  e outras canções como “Eu sou Rebelde”, além de jazz, e do rock’n’roll. Os eventos têm entrada gratuita.
A estreia da turnê por diferentes regionais da capital mineira começa no dia 12/04, no Museu da Moda, às 19h. A arquitetura gótica e o ambiente moderno casam perfeitamente com a proposta do projeto. “Do Barroco ao Pop nasceu no momento em que percebemos vários elementos da música barroca nos mais variados estilos musicais do século XVIII ao XX. Um dos elementos mais perceptíveis desse legado é principalmente uma linha de baixo que se repete insistentemente do começo ao fim de uma música em mais de 50 obras do rock e do pop”, afirma Robson Bessa, cravista e diretor do projeto. Outro aspecto muito importante da música barroca que está presente na música popular no Jazz e no Pop é a improvisação, e para ilustrá-lo os músicos farão improvisações ao vivo!
O segundo show será realizado no dia 13/04 no Centro Cultural Alto Vera Cruz; o terceiro no dia 14/04, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; o quarto evento será no Centro Cultural Pampulha no dia 16/04; o quinto na Fundação Torino, no dia 18/04; e o sexto e encerramento será no Centro Cultural São Bernardo no dia 26/04. Robson Bessa relembra o que inspirou a criação da obra “Eu notei que harmonias barrocas, melodias barrocas e baixos eram muito utilizadas em músicas populares, no flamenco, no jazz, no rock, no pop, então veio a ideia de fazer um projeto que mostrasse para a população de Belo Horizonte a riqueza da música barroca e como nós ainda escutamos elementos dela, mesmo sem saber”,  diz.
Agora, os novos arranjos chegarão ao público em diferentes locais e datas, ampliando o acesso à cultura e às curiosidades musicais pesquisadas pelos grupos MUSICA Figurata e OpemG. O projeto é viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura.

Sobre a palestrante:

MUSICA Figurata

OpemG 

SERVIÇO:
Do barroco ao pop, com Musica Figurata e OPemG 

12 de abril, às 18h, no Museu da Moda (R. da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte)

13 de abril, às 17h30, no Centro Cultural Alto Vera Cruz (Alto, R. Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz, Belo Horizonte)

14 de abril, às 19h, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Planalto, Belo Horizonte)

16 de abril, às 17h, no Centro Cultural Pampulha (R. Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Itatiaia, Belo Horizonte)

18 de abril, às 14h30, na Fundação Torino ( R. Jorn. Djalma Andrade, 1300 – Belvedere).

26 de abril, às 9h, no Centro Cultural São Bernardo (R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo, Belo Horizonte)

Músicos:

Robson Bessa – Cravo e direção

Viviane Donner – Cantora Pop

Sérgio Anders – Contratenor

Noel Fernandes- Tenor

Camila Correa -Soprano   

Gustavo Bracher – Guitarra elétrica/Guitarra barroca/Alaúde

Alexandre Fonseca – Lininsturment

Eduardo Fonseca -Viola da Gamba

Mateus Espinha- Percussão 

Repertório:

Fiat Lux, o Barroco surge

Lamento della Ninfa – C. Monteverdi

Hit the road – Jack Ray Charles

Tudo que é bom vem de fora

An Italian ground – anônimo inglês

Les feuilles mortes – Yves Montand

Eu sou rebelde

Greensleaves – Anônimo
Amsterdam – J. Brel
Sweet dreams – Eurhitimcs

Os Incas encantam a Europa

Chaconna – J.Duphly

Modinhas

Se fores ao fim do mundo – Domingos Barbosa

Pra desabafar saudades

Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré                                                            

Bis Canon – J.Pachelbel
With or without you – U2
No woman, no cry – Bob Marley
Let it Be – Beatles

Publicar comentário