×

<strong>Marina Miranda Fiuza, autora da Primavera Editorial,<em> </em>participa de mesa sobre <em>Escrita Terapêutica</em></strong>

Marina Miranda Fiuza, autora da Primavera Editorial, participa de mesa sobre Escrita Terapêutica

| Autora de A Lua e o Girassol: um dia mães em luto, outro mães em luz, Marina Miranda Fiuza é uma das convidadas da Primavera dos Livros 2023. 

Em 25 de março, a partir das 11 horas, a escritora participará de uma mesa sobre  Escrita Terapêutica que contará com as participações de Larissa Lima, Daniele Moraes e mediação de Camila Perlingeiro. 

| Uma das editoras convidadas, Primavera Editorial, apresentará o catálogo completo na mesa 27, fileira C.  Gratuita, a feira acontece em São Paulo, de 23 a 27/3, no Galpão do MST (Alameda Eduardo Prado, 474).

Com o tema Territórios da Bibliodiversidade, a edição 2023 da Primavera dos Livros reunirá, em São Paulo, mais de 70 editoras independentes. Organizado pela LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), o evento traz a literatura e as atividades culturais para o centro do debate, a partir de diálogos e de perspectivas plurais. Na programação, destaque para a mesa Escrita Terapêutica, que contará com a participação de Marina Miranda Fiuza, autora de A Lua e o Girassol: um dia mães em luto, outro mães em luz, lançado pela Primavera Editorial. O bate-papo acontecerá no próximo sábado, 25 de março, a partir das 11 horas, e contará com as participações de Larissa Lima, Daniele Moraes e mediação de Camila Perlingeiro. A feira literária acontece em São Paulo, de 23 a 27 de março, no Galpão do MST (próximo à estação Marechal Deodoro).  

A obra de Marina Fiuza – com o prefácio do escritor português Valter Hugo Mãe –, é um exercício de humanização do processo do luto materno: algo que é profundo, intenso e quase incompreensível para quem não o vivencia. A dor de uma mãe que perde um filho é, na menor das palavras, dilacerante. A autora narra, a fim de mostrar as diferentes faces do luto, a experiência de sete mulheres que, em diferentes circunstâncias, atravessaram essa estrada. Os depoimentos de Carla Scheidt Lund, Claudia Petlik Fischer, Gabriela L. C. S. Oliveira, Maria Cecília C. Nigro Capuano, Mariana Azevedo Laurini Yoshida, Marília Rocha Furquim e Marlise de Andrade Corsato costuram a dualidade que atravessa a obra; nem santas, nem doentes, nem mães eternamente enlutadas e nem livres do peso da mágoa. 

As personagens reais do livro de Marina se reuniram longe de narrativas ilusórias com o intuito de trazer – para mulheres com experiência parecidas – o conforto na certeza de que não estão sozinhas. Sem esbarrar na autoajuda ou nos conselhos psicológicos, e sem fazer uso dos testemunhos da fé, o caminho seguido pela escritora não se baseia em decifrar os mistérios da vida e da morte, mas criar um espaço em que exista a possibilidade da troca, sem deixar que os tabus que circundam a temática interfiram na expressão e no reconhecimento do processo. 

“A primeira vez  que me reuni com esse grupo de mulheres foi justamente em 8 de março, Dia da Mulher. A concretização deste livro é uma forma de celebrar os filhos dessas mulheres e a amizade construída entre elas. O que já começou com essa forte simbologia em uma rede de apoio feminina, tornou-se um projeto que firmou raízes no exercício da empatia, da cura, nos mostrando que o diálogo, a escrita e a literatura podem ser alternativas quando os fatos pesam nos ombros’, afirma Marina.

SERVIÇO |

PRIMAVERA DOS LIVROS 2023 

DATA: 23 a 26 de março

LOCAL: Galpão do MST (Alameda Eduardo Prado, 474)

HORÁRIOS: 18 horas (23 de março); das 11 às 20 horas (24 a 26 de março).

Gratuita. 

SOBRE A AUTORA | Marina Miranda Fiuza é doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Doutoral na University of Michigan (Estados Unidos), com bolsa PDSE/CAPES. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2006, é especialista em Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades ASMEC (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010). É membro do grupo de pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ministra o curso de extensão “O Livro Ilustrado Infantil: palavra, imagem e interações” na COGEAE/PUC-SP desde 2015. Com raízes mineiras – e memórias em Mato Grosso do Sul –, é mãe de dois filhos; o interesse pela temática do luto surgiu com a morte de seu irmão. 

SOBRE O LIVRO | A mulher que perde o marido é viúva; a que perde os pais é órfã. A mulher que perde o filho é algo que não cabe em palavras. Essa experiência – a maior dor do mundo – não é passível de nomeação. Vivenciar o inominável é voltar à condição alheia de criança recém-nascida, incapaz de concretizar qualquer estímulo que não venha das próprias vísceras. O mundo de fora fica mudo; o de dentro, grita a cada toque. Como se sente a mulher diante da morte de um filho? Esse questionamento é, de certa forma, o start para o livro A Lua e o Girassol: um dia mães em luto, outro dia mães em luz, da autoria de Marina Miranda Fiuza, a partir de depoimentos de sete mães cujos filhos, de diferentes idades, faleceram em circunstâncias diversas. Lançada pela Primavera Editorial, a obra conta com o prefácio do escritor português, Valter Hugo Mãe.

SOBRE A EDITORA | A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. 

www.primaveraeditorial.com

Publicar comentário