×

<strong>Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES” oferece workshop gratuito amanhã (22/03) na Rocinha</strong>

Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES” oferece workshop gratuito amanhã (22/03) na Rocinha

Com o intuito de capacitar novos artistas, o criador do MAGRIO – MUSEU ABERTO DE GRAFFITI DO RIO, André Rongo, irá ministrar o curso sobre criação de instalações artísticas em grafites, demonstrando a técnica utilizada pelo artista plástico  há anos.

 O evento será realizado no auditório da Biblioteca Parque Rocinha C4, às 11h. Criado para promover a arte urbana, o projeto está levando a arte para a mureta das praias desde o início do março. O objetivo é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um processo de visitação pública das obras.

André Rongo:

Conhecido como André Rongo, o grafiteiro de 41 anos nasceu e foi criado na zona norte do Rio de Janeiro. Ex-pichador, o artista iniciou na arte underground no final da década de 80 e é o criador do primeiro museu de grafite do mundo. André também criou a Biblioteca de Arte Urbana Baú do Gentileza e idealizou o 1º concurso de Grafite no muro do Metrô, “A Copa Graffiti”.

Sobre o projeto:

Criado para promover a arte urbana, o projeto de grafite “Rio em Todas as Cores” tem o objetivo de incentivar artistas iniciantes e já consagrados. O foco do projeto não é apenas o grafite como também a arte mural, técnica muito utilizada por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996); o air brush; a foto-colagem e instalações em 3D através da utilização de materiais reciclados, como: latinha de cerveja, equipamentos eletrônicos e micro lixos coletados na areia da praia. “O objetivo é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um processo de visitação pública das obras.” Segundo a coordenadora de redes sociais do projeto, Luiza Furlan, outro atrativo do projeto será a participação nas comemorações do Dia Mundial do Grafite (WorldGrffitiDay), 27 de março. 

Em apoio à iniciativa do projeto em desenvolver intervenções artísticas em locais emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas pelo projeto e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas do Rio de Janeiro. 

Locais das intervenções visuais:

A primeira intervenção está em andamento na praia de São Conrado, na altura da Praça São Conrado, localizada na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, ao lado do número 1250. Na mureta da praia, próxima ao point da Associação São Conrado Beach Tennis, os artistas estão desenvolvendo uma série de intervenções visuais com o intuito de homenagear uma grande personalidade da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza, além de fomentar a conscientização da proteção do meio ambiente e a importância da prática de esportes. O lançamento da primeira intervenção está marcado para o dia 27/03.

O segundo local será o Arpoador, na Av. Francisco Bhering. A homenageada da vez será a divindade religiosa afro-brasileira Iemanjá, a rainha das águas, que será pintada também na mureta da praia, assim como em São Conrado. O processo de criação das obras irá abordar técnicas multidisciplinares envolvendo, além do grafite, a pintura mural e a instalação de objetos em alto relevo produzidos a partir de materiais recicláveis, dando um toque especial nas intervenções. A data do início da intervenção no Arpoador ainda está sendo definida e será confirmada em breve.

Workshop 

Data: 22/03 (Quarta-feira)

Horário: 11h às 14h 

Local: Auditório da Biblioteca Parque Rocinha C4

Publicar comentário