×

<strong>Conheça autoras brasileiras à frente de suas épocas</strong>

Conheça autoras brasileiras à frente de suas épocas

Tomaz Adour, da Editora Vermelho Marinho, fala sobre grandes nomes femininos da literatura brasileira e causas que defenderam

A história da literatura brasileira é marcada por nomes de peso – muitas vezes, sendo predominantemente os masculinos. Mas nossas raízes literárias contam com grandes nomes femininos, que não só ajudaram a construir, como fizeram e ainda fazem história nas áreas culturais e na educação. 

“Há algumas décadas, escrever não era considerada uma atividade válida a ser praticada por mulheres, elas acabavam proibidas ou muitas vezes invalidadas, suas obras eram apenas classificadas como ‘leitura feminina’. Diversas escritoras, passaram apenas a usar pseudônimos masculinos para que seus livros e poemas não fossem boicotados ou impedidos de serem publicados”, explica Tomaz Adour, fundador e editor-chefe da Editora Vermelho Marinho. 

Um exemplo é Julia Lopes de Almeida, uma das maiores autoras da história do nosso país, que foi impedida de fazer parte da Academia Brasileira de Letras, mesmo comparecendo às reuniões e sendo uma das fundadoras, a autora foi renegada e a cadeira que deveria pertencer à mesma, foi concedida ao seu esposo, Filinto de Almeida. “Julia trazia consigo a certeza de que deveria lutar pelos seus direitos e através de seus romances levantou pautas não tão abordadas na época, onde defendia e debatia o direito das mulheres ao voto, ao estudo, ao divórcio e tantos outros; sendo assim, ficou conhecida por sua forma única de escrever e criticar a situação social do Brasil”, resume Adour.

Para o editor, a cadeira de número 3 da ABL – Academia Brasileira de Letras – deveria pertencer a Julia, mas mesmo participando ativamente da construção e fazendo parte da história, lhe tiraram seu lugar simplesmente por ser mulher. “Por isso, acredito que seja tão importante sempre lembrarmos da relevância do protagonismo feminino em uma área tão sexista como a literatura”, afirma ele.

Cultura machista perdura até hoje

A cultura machista segue refletida na literatura, considerando que, ainda hoje, das 40 cadeiras de membros da Academia Brasileira de Letras, somente cinco são ocupadas por mulheres. Ou seja, mesmo com toda a contribuição para a popularização da literatura, a representatividade feminina continua sendo mínima. 

Francisca Júlia foi uma autora que se negou a fazer parte da ABL, pois não acreditava que modelos de academia davam certo. Ela teve seu primeiro poema publicado em 1891, e o mesmo sofreu críticas extremamente negativas do autor Severiano de Rezende, que aconselhou Francisca a parar de escrever e realizar outras atividades, como “trabalhos de agulha”. 

A autora seguiu produzindo, e no ano de 1895 publicou sua primeira obra, o livro “Mármores”, que teve uma ótima repercussão e foi alvo de diversos elogios, como do grande Olavo Bilac e Vicente de Carvalho. Tempos depois, mais um empecilho em sua trajetória: a autora foi acusada de plágio pelo poeta cubano José María de Heredia. Mesmo com todos os problemas enfrentados durante a carreira, Francisca é uma das grandes e consagradas escritoras da literatura brasileira.

“Essas foram duas dentre tantas outras mulheres incríveis que são representativas na literatura brasileira, mas que não tiveram seu trabalho valorizado como mereciam na época, sempre estiveram à frente de seu tempo, não deixando que os diversos desafios fizessem com que suas obras ficassem para trás”, finaliza Tomaz. 

Sobre Editora Vermelho MarinhoSediada no Rio de Janeiro, publica desde obras contemporâneas a clássicos inéditos ou há muito tempo fora de catálogo no Brasil. Há mais de 8 anos tem o selo “O Melhor de Cada Tempo”, que visa publicar obras em domínio público que foram grandes sucessos em sua época, e que não têm edições brasileiras atuais, ou nunca tiveram. É a única editora a redescobrir autores/clássicos esquecidos, reconhecendo sua importância para a sociedade e demonstrando como temas centenários ainda estão presentes em nossa sociedade. Além dos 1200 títulos clássicos prontos para serem lançados, a editora ainda tem mais de 10.000 volumes de livros esquecidos que estão sendo atualizados com o novo acordo ortográfico para serem publicados nos próximos anos. 

Publicar comentário