×

<strong>RÁDIO CULTURA FM ABRE ESPAÇO PARA O UNIVERSO GEEK E POP</strong>

RÁDIO CULTURA FM ABRE ESPAÇO PARA O UNIVERSO GEEK E POP

SUCESSO NAS REDES SOCIAIS, PIANOQUETOCA ESTREIA NA EMISSORA NO DOMINGO (19/3)

PianoQueToca é uma série com 13 episódios que traz resenhas musicais e que busca democratizar a música instrumental e clássica entre nichos de admiradores de games, animes, filmes, seriados e cultura pop. Em cada programa, diferentes trilhas sonoras são escolhidas pelo pianista e professor Antonio Vaz Lemes, que as interpreta ao piano. Vai ao ar na Rádio Cultura FM (103,3), a partir do domingo (19/3), às 14h.
 

A série é uma reinvenção audiofônica do conteúdo produzido pelo pianista e professor em seu canal PianoQueToca, que conta atualmente com quase 600 mil seguidores nas principais redes sociais.
 

O repertório musical do programa é escolhido por alguma peculiaridade, curiosidade técnica, estética ou mesmo humanística. O criador da série procura contextualizar sua integração com a obra, justificando assim seu carisma, sucesso e apelo popular. Após sua análise (na maior parte das vezes feita com a utilização do piano), a música é transmitida em sua versão original e integral.
 

Em seguida, Vaz Lemes indica outra peça, esta já proveniente da literatura da música clássica ou sinfônica, que possua algum traço comum com a trilha sonora previamente analisada.
 

O programa PianoQueToca cria pontes entre Mario Bros e Beethoven, Naruto e Ravel, Game of Thrones e Brahms, StarWars com Bach entre outros.
 

Antonio Vaz Lemes
 

Pianista e professor, o paulistano Antonio Vaz Lemes – criador dos canais PianoQueToca – é considerado pela revista inglesa Gramophone “um Pollini Latino-Americano” [em alusão a um dos maiores pianistas do mundo, o italiano Maurizio Pollini]. Sucessos de crítica nacional e internacional, seus álbuns já foram destacados pelos principais veículos de imprensa e programas de televisão, entre eles o jornal O Estado de São Paulo, a revista Veja e Veja SP, os programas Bom Dia SP e Globo News Em Pauta, entre outros. Seu novo álbum solo Vaz Lemes-Villa Lobos acaba de ser lançado pelo selo LAMI-USP. É Bacharel e Mestre em Performance pela Unesp.
 

Sua missão maior é a ampla democratização do acesso à música clássica, e esse movimento tem se concretizado nas redes sociais, através de seus canais PianoQueToca. Abordando temas de filmes, séries, animes, games, e relacionando-os a sentimentos e valores humanos, o canal conecta seu público às obras dos grandes compositores da história da música.
 

Sua maneira de expressar ideias é didática, descomplicada e enérgica, e ao mesmo tempo acolhedora e afetuosa. A cada post publicado, percebe-se nos comentários do público ampla demonstração de gratidão e relatos de transformação no contato e na relação com a música, traduzidos pela ascensão vertiginosa no número de seguidores (atualmente mais de 600 mil) no YouTube, Tiktok e Instagram.

Serviço

PianoQueToca: Cultura Geek, Cultura Pop e a Música Clássica

Domingo, às 14h – Estreia domingo (19 de março)

Roteiro e apresentação: Antonio Vaz Lemes

Direção: Inez Medaglia

Ouça pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz), pelo site da Rádio Cultura FM ou pelo aplicativo Cultura Digital.

 


Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Realização — TV Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Publicar comentário