×

<strong>Instituto Claro lança quinta temporada da série Pensadores na Educação em seu canal no YouTube</strong>

Instituto Claro lança quinta temporada da série Pensadores na Educação em seu canal no YouTube

Durante o século XX, a educação no Brasil obteve avanços significativos promovidos por grandes nomes que tinham como propósito gerar transformações sociais. Para celebrar a memória e passar adiante os ensinamentos de Darcy Ribeiro, Maria Nilde Mascellani, Abdias do Nascimento e Miguel Arroyo, o Instituto Claro lança a quinta temporada da série especial “Pensadores na Educação”, um conteúdo digital multimídia de referência para docentes e público em geral; com entrevistas de especialistas sobre o pensamento, a obra e o legado desses brasileiros que foram fundamentais para a melhoria da educação nacional. Ao longo das quatro temporadas anteriores, a série já atingiu a marca de 1,7 milhões de visualizações.
 

Na terça-feira (14/3), o Instituto Claro disponibilizou, em seu canal no YouTube, todos os episódios da nova temporada do especial “Pensadores na Educação”. Acesse o especial aqui: Link

Confira informações sobre cada vídeo:

  • Vídeo 1: Darcy Ribeiro e a defesa da educação integral
    Um dos principais antropólogos, sociólogos e pensadores da educação no Brasil. Estudou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e dedicou o início de sua carreira à causa indígena. Foi ministro da educação e um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília. Participou também da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
     
  • Vídeo 2: Abdias Nascimento e um projeto antirracista de educação
    O pensador que influenciou a criação de leis para ensino da cultura africana, foi escritor, artista plástico, teatrólogo, político, poeta e ativista dos direitos civis das populações negras brasileiras.
     
  • Vídeo 3: Maria Nilde Mascellani e a experiência emancipadora dos Ginásios Vocacionais
    A educadora desenvolveu modelo de escola que formava indivíduos críticos e participativos, foi professora da rede pública do estado de São Paulo e a principal responsável pela criação dos Ginásios Vocacionais, escolas que adotaram estratégias de integração curricular e trabalho em equipe para formar alunos autônomos, criativos e cidadãos críticos, capazes de reconhecer e transformar o território onde vivem.
     
  • Vídeo 4: Miguel Arroyo e a educação inclusiva da Escola Plural
    O projeto do educador respeitava o ritmo de aprendizagem dos estudantes. Miguel foi um cientista social, pesquisador, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e um dos maiores defensores da educação popular no Brasil. Para ele, a pedagogia deve dialogar com a realidade dos sujeitos, especialmente nas áreas mais vulneráveis.

Para acessar o canal do YouTube do Instituto Claro, acesse o link.

SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site.

Publicar comentário