×

Conheça os projetos selecionados do 5º PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE

Conheça os projetos selecionados do 5º PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE

Cada projeto receberá R$ 6.000,00 para execução dos protótipos que serão exibidos no Instituto Tomie Ohtake, em exposição a ser realizada em maio de 2023

5º PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE, voltado a universitários(as) e profissionais recém-formados(as) de todas as áreas, anuncia os cinco projetos selecionados da presente edição. O júri, composto por Diego Mauro, Fernanda Martins, Márcia Ganem, Nina Paim e Novíssimo Edgar (Edgar Pereira da Silva), analisou as 99 propostas inscritas por 135 autores, provenientes de 16 estados brasileiros e distrito federal, além de uma inscrição internacional.

Cada projeto selecionado receberá R$ 6.000,00 (seis mil reais) para execução dos protótipos que serão exibidos no Instituto Tomie Ohtake, em exposição a ser realizada em maio de 2023. Além disso, dois projetos, dentre aqueles presentes na exposição, receberão como prêmio troféus e publicações do Instituto Tomie Ohtake.

Projetos selecionados:

ÉDA: MOBILIÁRIO URBANO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autoria: Iago Almeida Alves

Cidade – UF: Boa Vista – RR

Instituição de ensino: Universidade Federal de Roraima – UFRR

Curso: Arquitetura e Urbanismo

KIT 011 – O DESIGNER DE MODA SOB A ÓTICA DO FAVELADO

Autoria: Victoria Veiga

Cidade – UF: São Paulo – SP

Instituição de ensino: Faculdade Santa Marcelina – FASM

Curso: Moda

Orientação docente: Marcio Luis Sannomia Ito

OTAGAI: MOBILIÁRIO INFANTIL SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO COLABORATIVA E FABRICAÇÃO DIGITAL

Autoria: Luenne Coelho

Cidade – UF: Resende – RJ

Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Curso: Arquitetura e Urbanismo

RODOMAPA: APLICATIVO DE MAPEAMENTO DE ROTAS COM ENFOQUE EM ACESSIBILIDADE

Autoria: Daniella Onishi

Cidade – UF: Curitiba – PR

Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná – UFPR

Curso: Design Gráfico

Orientação docente: Juliana Bueno

TRILHAS URBANAS: O JOGO PARA INTERVIR NA CIDADE

Autoria: Beatriz Martinez

Cidade – UF: São Paulo – SP

Instituição de ensino: Universidade de São Paulo – USP

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Orientação docente: Catharina Pinheiro e Karina Leitão

Sobre a premiação

Com perfil distinto das usuais premiações de design, o PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias, propõe a cada edição um novo tema para instigar soluções inovadoras que respondam a desafios atuais do cenário socioeconômico, cultural e político. Desta vez, promoveu a concepção do “Coviver”. A proposta não tem a pretensão de instaurar relações absolutamente novas. Trata-se, antes, de orientar o design a discutir a habitabilidade na Terra, bem como quais são as nossas possibilidades de ação.

A partir desse tema, projetos foram inscritos por universitários(as) e profissionais recém-formados(as) de diferentes áreas, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia, ciências sociais, entre outras.

Nas últimas quatro edições, o PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE já premiou 60 projetos entre os cerca de 800 inscritos. Foram realizadas 700 reuniões com professores e alunos(as) em mais de 50 universidades de todo país e mais de 20 ações educativas em São Paulo e outros estados, entre simpósios, seminários, cursos, oficinas, conversas, palestras e lives. Mais informações em: https://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

Sobre o júri:

DIEGO MAURO

Diego Mauro (1987, Salvador/BA) é curador assistente do Instituto Tomie Ohtake. Dentre as exposições recentes, coassina a curadoria de Rodolpho Parigi – latexguernica, Evandro Carlos Jardim: Neblina (Instituto Tomie Ohtake, 2022) e Ópera Citoplasmática (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2022). É graduado pela UFBA e mestre pela USP em Arquitetura e Urbanismo. Ministra aulas relacionadas a arte e arquitetura contemporânea, e lecionou nos cursos de arquitetura e urbanismo da UFBA (professor temporário, 2012) e da Universidade Ibirapuera (2016-2020). É roteirista e diretor do curta-metragem Os cuidados com a casa (Festival Mix Brasil nov. 2020, em São Paulo). É autor do livro ilustrado O aquário de Pedro (PROAC 2020) e é fundador da plataforma conchinha.app.

FERNANDA MARTINS

É designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia. Doutora em História do Design na ESDI/UERJ. Cursou Master em Design Gráfico e Tipografia na Escola de Design de Basel, Suíça, e especialização em Semiótica e Cultura Visual, pelp ICA/UFPA. É formada em Artes Plásticas pela ECA/ USP. Atualmente mora em Belém onde é sócia da empresa Mapinguari Design, pela qual desenvolve projetos culturais como o MapinLab, voltado para o fortalecimento da cultura do design, além de projetos de design para a sustentabilidade e design participativo e Letras que Flutuam: mapeamento dos abridores de letras de barcos da Amazônia.  Realizou palestras, exposições, oficinas em parceria com os abridores e dirigiu dois documentários, Letras que Flutuam (2013) e Marajó das Letras (2018). Este projeto selecionado no edital Rumos do Itaú Cultural em 2016 recebeu, em 2018, o Prêmio Rodrigo de Mello Franco de Andrade do IPHAN na Categoria Patrimônio Imaterial, e menção na Bienal Interamericana de Diseño em Madrid-BID.

MÁRCIA GANEM

Designer e Gestora Social, Márcia Ganem é mestra em gestão social, doutoranda no NPGA-UFBa, defendendo a relação entre design, empreendedorismo cultural e desenvolvimento territorial. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados Unidos, Brasil e Países Europeus. Fundou e Preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais. Autora do livro Design Dialógico:Gestão Criativa, Inovação e Tradição e é Gestora Criativa do programa Design Dialógico, operado em territórios de identidade da Bahia.

NINA PAIM

Designer gráfica brasileira, morando atualmente na Suíça. Depois de um desvio em economia e filosofia, Nina estudou design gráfico na Esdi, Rio de Janeiro, e em seguida na Gerrit Rietveld Academia, Amsterdão. Seu trabalho de conclusão foi o “Escola Aberta”, uma escola de design temporária no Rio de Janeiro de 6 a 11 de Agosto, 2012. Ela tem trabalhado de forma independente, bem como com outros designers gráficos: em junho de 2013 sua colaboração com Corinne Gisel foi nomeada pela Swiss Design Award. Recentemente, como curadora convidada para a 26ª Brno Design Biennial, Nina concebeu e projetou a exposição “Taking a Line for a Walk”, sobre as atribuições no ensino de design.

NOVÍSSIMO EDGAR (EDGAR PEREIRA DA SILVA)

Multiartista brasileiro, nasceu na periferia de Guarulhos, São Paulo, em 1993. Atualmente vive e trabalha nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Poeta, artista plástico, rapper e performer, Edgar é um criador compulsivo e sua obra transborda autenticidade e liberdade, passando por diversos suportes e segmentos de pesquisas de metalinguagens e transmídia. Seu interesse pela arte começou na infância, incentivado pela sua mãe — Dona Maria — a elaborar esculturas, desenhos e pintura sobre azulejos. Imerso em constante processo criativo, produz pinturas, cria instalações, performances, desenhos, compõe músicas, inventa jogos de cartas, escreve livros, produz filmes, games e NFTs. Trabalha com todo tipo de material ancestral e tecnológico.

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) – Pinheiros SP

Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

Publicar comentário