×

<strong>Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES” leva arte urbana para praias cariocas </strong>

Projeto de grafite “RIO EM TODAS AS CORES” leva arte urbana para praias cariocas 

Criado para promover a arte urbana, o projeto de grafite “Rio em Todas as Cores” tem o objetivo de incentivar artistas iniciantes e já consagrados. O foco do projeto não é apenas o grafite como também a arte mural, técnica muito utilizada por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996); o air brush; a foto-colagem e instalações em 3D através da utilização de materiais reciclados, como: latinha de cerveja, equipamentos eletrônicos e micro lixos coletados na areia da praia. “O objetivo é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um processo de visitação pública das obras.” Segundo a coordenadora de redes sociais do projeto, Luiza Furlan, outro atrativo do projeto será a participação nas comemorações do Dia Mundial do Grafite (WorldGrffitiDay), 27 de março. 

Em apoio à iniciativa do projeto em desenvolver intervenções artísticas em locais emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas pelo projeto e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas do Rio de Janeiro. Além disso, André Rongo, criador do MAGRIO – MUSEU ABERTO DE GRAFFITI DO RIO, irá ministrar workshops gratuitos sobre criação de instalações artísticas em grafites, demonstrando a técnica já utilizado por ele há muitos anos. Os workshops do grafiteiro e artista plástico acontecerão na Biblioteca Parque Rocinha C4.

Um dos pilares do projeto será os workshops ministrados pelo artista André Rongo, com o objetivo de capacitar novos artistas e fazer jus aos ideais da iniciativa. Serão 20 horas de aulas ministradas pelo artista falando sobre as técnicas, ferramentas e os materiais usados nesse tipo de arte, compartilhando suas experiências e seus desafios na carreira. 

O “Rio em Todas as Cores” é uma realização da Gentilezinha Produções Artísticas e da Agência Trinity, especializada em marketing de causa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS). A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Arpoador, Invest Smart e Zoop e a participação de diversos parceiros, entre eles: o Museu do Grafitti, a Associação São Conrado Beach Tennis e a Biblioteca Parque Rocinha C4.

André Rongo:

Conhecido como André Rongo, o grafiteiro de 41 anos nasceu e foi criado na zona norte do Rio de Janeiro. Ex-pichador, o artista iniciou na arte underground no final da década de 80 e é o criador do primeiro museu de grafite do mundo. André também criou a Biblioteca de Arte Urbana Baú do Gentileza e idealizou o 1º concurso de Grafite no muro do Metrô, “A Copa Graffiti”.

Locais das intervenções visuais:

A primeira intervenção será na praia de São Conrado, na altura da Praça São Conrado, localizada na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, ao lado do número 1250. Próxima ao point da Associação São Conrado Beach Tennis, a mureta da praia será o local onde os artistas desenvolverão uma série de intervenções visuais com o intuito de homenagear uma grande personalidade da cidade do Rio de Janeiro, o Profeta Gentileza, além de fomentar a conscientização da proteção do meio ambiente e a importância da prática de esportes. Local popularmente conhecido pela prática de voo livre, São Conrado também tem o beach tennis como um dos principais esportes praticados em suas areias.

O segundo local será o Arpoador, na Av. Francisco Bhering. A homenageada da vez será a divindade religiosa afro-brasileira Iemanjá, a rainha das águas, que será pintada também na mureta da praia, assim como em São Conrado. O processo de criação das obras irá abordar técnicas multidisciplinares envolvendo, além do grafite, a pintura mural e a instalação de objetos em alto relevo produzidos a partir de materiais recicláveis, dando um toque todo especial nas intervenções.  

Os trabalhos iniciaram no dia 8 de março, na praia de São Conrado, e a partir do dia 20 de março, no Arpoador, com horários de pintura entre 16h00 e 22h00. Segundo o produtor de logística, Almir Pereira Barbosa, o horário de trabalho definido levou em consideração evitar o calor e o sol escaldante das areias das praias cariocas.

Nos locais onde ocorrerem as intervenções, haverá um evento de lançamento para reunir artistas, colaboradores, parceiros, patrocinadores e o público interessado. Em São Conrado, o lançamento está marcado para o dia 27 de março. No Arpoador, a data ainda está sendo definida e será confirmada nos próximos dias. 

Cronograma inicial do projeto: 

– Mureta da praia de São Conrado – Início da intervenção no dia 08 de março. 

– Mureta do Arpoador – Início da intervenção no dia 20 de março (a partir das 14h00)

– Workshops de arte urbana – 15 e 22 de março, às 11h00. Local: Auditório da Biblioteca Parque Rocinha C4.

Publicar comentário