×

<strong>RÁDIO CULTURA FM APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER</strong><br> 

RÁDIO CULTURA FM APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER
 

NESTA QUARTA (8/3), A EMISSORA TRAZ 24 HORAS DEDICADAS ÀS COMPOSITORAS E INTÉRPRETES DAS MÚSICAS CLÁSSICA E BRASILEIRA E DO JAZZ


Nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a Rádio Cultura FM (103,3) dedica 24 horas da sua programação às compositoras e intérpretes das música clássicas e brasileira e do jazz. As homenagens começam já a meia-noite, com o Cultura Jazz, apresentando o show da lendária Nina Simone, de 6 de maio de 1988, em Hamburgo, na Alemanha, gravado pela Rádio alemã NDR e disponibilizado, com exclusividade, para a Rádio Cultura, por meio da parceria com a EBU — União Europeia de Rádio e Televisão.
 

Às 17h, o Fim de Tarde com o maestro Julio Medaglia traz uma entrevista com a jovem regente brasileira Alexandra Arrieche. Atualmente é diretora das orquestras Sinfônica de Olympia, em Washington, da Orquestra Sinfônica da Cidade de Henderson, em Nevada, e regente principal da Orquestra Filarmônica da Antuérpia.
 

Conexão Europa, às 20h, apresenta um concerto inédito gravado em outubro de 2021, na Sala de Concerto Walt Disney, em Los Angeles, Estados Unidos, com a Orquestra Filarmônica de Los Angeles, com participação da pianista italiana Beatrice Rana, sob a regência da finlandesa Susanna Mälkki. Entre as obras que fazem parte do repertório deste concerto está “Vista” da compositora (também finlandesa) Kaija Saariaho.
 

Encerrando o dia, às 23h, o programa O que há de novo, apresentado pelo jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, traz o recém- lançado disco “Music for soprano & Guitar by Female Composers” (Música de mulheres compositoras para soprano e violão). O álbum gravado neste ano pela soprano espanhola Cristina Bayón e pelo violonista Jesús Pineda reúne obras de autoras como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Isabella Colbrán, Maria Malibrán, Pauline Viardot Garcia e Pauline Duchambge.
 

Sobre a programação
 

Segue durante todo o dia trazendo obras de diferentes períodos da história da música, de compositoras como, Hildegard Von Bingen, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn, Louise Farrenc, Clara Schumann, Ethel Smith, Amy Beach, Germaine Tailleferre, Lili Boulanger, Jeniffer Higdon, Ellen Reid, Gabriela Montero e as brasileiras Chiquinha Gonzaga, Tia Amélia, Tia Inah, Eliane Elias e Léa Freire.
 

Entre as intérpretes que fazem parte da programação estão regentes como, Marin Alsop, Barbara Jones, JoAnn Falletta e Christina Pluhar e solistas como, as pianistas Guiomar Novaes, Eudóxia de Barros, Maria Teresa Madeira, Angela Cheng, Martha Argerich e Hélène Grimaud e, ainda, nomes como os de Sol Gabetta (violoncelo), Thea King (clarinete), Nuria Rial (soprano), Becky Baxter (harpa), Lisa Batiashivili (violino), Milagro Caliva (bandoneón) e Alison Balsom (trompete).

Publicar comentário