×

<strong>Presos políticos nicaraguenses são libertados um dia após lançamento de documentário sobre o tema</strong>

Presos políticos nicaraguenses são libertados um dia após lançamento de documentário sobre o tema

Esposas de presos libertados foram entrevistadas para o original da Brasil Paralelo que retrata o cenário na Nicarágua

Legenda: Victoria Cárdenas, Juan Chamorro e a filha do casal. 

A Brasil Paralelo acaba de lançar o documentário Nicarágua: Liberdade Exilada, que apresenta o cenário governamental do país da América Central. Um dia após ganhar as telas do streaming, Juan Chamorro e Félix Maradiaga, presos políticos cujas esposas foram entrevistadas para o documentário, foram libertados e deportados para os Estados Unidos.

Entrevistadas para o documentário, Victoria Cárdenas e Berta Vale, esposas de Juan Chamorro e Felix Maradiaga, respectivamente, enviaram mensagens para a equipe da produtora celebrando a soltura dos maridos e agradecendo pelo trabalho feito, que colocou o tema em evidência. 

“Estou aqui em Washington com meu esposo e minha filha, estamos felizes, reunidos finalmente. Obrigado pela mensagem carinhosa e te agradeço por ter feito um documentário tão impactante, tão poderoso, e tenho orgulho de ter feito parte dele”, disse Berta Valle em ligação para a BP.

Ao reencontrar o pai, Alejandra, filha de Félix, não conteve a emoção – sentimento que marcou o desembarque dos exilados nos Estados Unidos. O documentário narra ainda que, por ser muito pequena, a criança não conseguia compreender a distância do pai e o entendimento só veio ao assistir a animação Sing: Quem Canta seus Males Espanta.

“Isso reforça o nosso compromisso e propósito de dar luz, por meio da produção cinematográfica, à temas tão relevantes para a sociedade e para o mundo. Queremos levar um novo olhar às situações cotidianas ou normalizadas como é o caso da Nicarágua”, complementa Henrique Viana, CEO da Brasil Paralelo.  

Além de Juan e Felix, outros 220 prisioneiros políticos foram libertados pelo regime nicaraguense e deportados para os Estados Unidos. O grupo solto conta com ex-candidatos à presidência, políticos de oposição, líderes empresariais e líderes de movimentos estudantis.

Todos os relatos e depoimentos do documentário Nicarágua: Liberdade Exilada são de pessoas que vivenciaram essa história na própria pele e que, na obra, revelaram seus dramas diante da crise que afetou todo um país.

Nicarágua: Liberdade Exilada 

Nas plataformas da Brasil Paralelo

Assista ao trailer aqui.

Publicar comentário