×

SescTV: “0,2 Miligramas de Ouro” estreia com questionamentos sobre destruição da Floresta Amazônica

SescTV: “0,2 Miligramas de Ouro” estreia com questionamentos sobre destruição da Floresta Amazônica

Documentário “0,2 Miligramas de Ouro” propõe o exercício de imaginar o futuro da Floresta Amazônica, em contraponto com a floresta das Ardenas; exibição será no dia 2 de março, às 22h

Lançado em 2021 e exibido em festivais, como 21ª Goiânia Mostra Curtas, CIFF e o DOK Leipzig, o documentário “0,2 Miligramas de Ouro” estreia na programação de filmes do SescTV, no dia 2 de março (quinta-feira), às 22h. Dirigido por Diego Quinderé de Carvalho, o filme mostra como a floresta amazônica está ficando inacessível e ameaçada. Para isso, o cineasta faz um contraponto com a floresta das Ardenas (Bélgica) totalmente recriada pelo homem. A partir do dia 2, o filme também estará disponível sob demanda no sesctv.org.br/exclusivo.

No filme, um geólogo, um garimpeiro e um astrônomo fornecem reflexões para uma exploração filosófica da origem da existência e do futuro do nosso planeta.

Logo no início do documentário, o cineasta exibe fotos de sete anos atrás da cidade de Marabá – Região Norte do Brasil – onde registrou além das construções humanas, grandes porções de mata que seriam alagadas, caso não houvesse um cuidado com a ecologia. 

Ao revistar as imagens, Diego Quinderé confirma este fato, pois, de 500 fotos, apenas em duas ele fotografa a mata, e sempre do lado de fora. Além disso, faz uma constatação preocupante: na Amazônia, garimpeiros ilegais estão abrindo a floresta cada dia mais. 

Para fazer um contraponto à Floresta Amazônica, o cineasta viaja para Bélgica e mostra a Floresta das Ardenas, onde tudo é arranjado por humanos, extremamente ordenado e reduzido ao essencial.

“A floresta amazônica é uma vasta natureza intocada que tem o papel de ajudar a regular a vida na Terra. Essa natureza não é apenas um dom interno do Brasil, mas diz respeito a todos no mundo se estiver sob ataque. Acho fundamental falar de ecologia: a atenção que damos ainda não é suficiente. É um ponto de vista pessoal consciente da destruição que meu país faz naquela floresta: uma terra cheia de vida, cultura e mistérios. Ganhei 0,2 Miligramas de Ouro como quem sente no corpo o conforto do progresso. E qual é o preço desse progresso? ”, questiona o cineasta, Diego Quinderé. 

No filme, porém, o cineasta não assume o posicionamento de um ativista, mas faz o exercício de interrogação sobre a realidade que nos rodeia.

SERVIÇO:

Filme: 0,2 Miligramas de Ouro

Sinopse: 8.500 quilômetros separam a Amazônia e as Ardenas. Em seu país natal, o cineasta só olha para a floresta inacessível e ameaçadora pelo lado de fora. Sua contraparte belga, no entanto, é fácil de explorar. Ali tudo é arranjado por humanos, extremamente ordenado e reduzido ao essencial. Um geólogo, um garimpeiro e um astrônomo fornecem reflexões para uma exploração filosófica da origem da existência e do futuro do nosso planeta.

Direção: Diego Quinderé de Carvalho 

Gênero: Documentário. Brasil, 2021

Duração: 24 min.

Classificação indicativa: Livre

Exibição SescTV: Dia 2/3, quinta-feira, às 22h

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Para sintonizar o SescTV: 

Consulte sua operadora   

Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv  

Siga o SescTV no twitter: @sesctv   

E no facebook: facebook.com/sesctv  

No instagram: @sesctv 

Publicar comentário