×

<strong>TV CULTURA REAPRESENTA MINISSÉRIE SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DIRIGIDA POR LUIZ FERNANDO CARVALHO</strong><br> 

TV CULTURA REAPRESENTA MINISSÉRIE SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DIRIGIDA POR LUIZ FERNANDO CARVALHO
 


VAI AO AR A PARTIR DO DIA 3 DE JANEIRO, DE TERÇA A SEXTA, ÀS 23H



Em 16 episódios, a minissérie IndependênciaS será exibida na TV Cultura de terça a sexta-feira, às 23h. Criado pela emissora, o projeto surgiu de pesquisa inicial realizada pelo jornalista José Antonio Severo e conta com a direção do cineasta Luiz Fernando Carvalho em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Vai ao ar a partir desta terça (3/1) até o dia 27 de janeiro.
 

Considerada pela crítica uma das melhores e mais radicais experiências da televisão em 2022IndependênciaS partiu da necessidade de se recontar o Brasil através de uma releitura que se convencionou chamar de Nova historiografia. A ideia central é reivindicar a participação de um enorme conjunto de saberes, culturas, subjetividades e personagens que foram postos à margem ou que, violentamente, foram apagados pela história oficial.
 

Entre estes desmoronamentos históricos, observa-se a importância do protagonismo feminino na Independência do Brasil, como o da própria Leopoldina, artificie central no processo da Independência. Surgem figuras como Maria Felipa, cuja participação foi referencial na luta pela independência da Bahia, e o Padre José Maurício, maestro negro da Corte Imperial, mas ausente dos registros tradicionais.
 

O elenco de IndependênciaS é formado por grandes atores como Antonio FagundesDaniel de Oliveira, Louisa Sexton, Isabél Zuaa, Ilana Kaplan, Gabriel Leone, André Frateschi, Cassio Scapin, Maria Fernanda Cândido, entre outros, além das cantoras Fafá de Belém e Margareth Menezes.


 

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura

Publicar comentário