×

<strong>Márcio Andorim lança o single “Saudade Cabocla” nas plataformas musicais de streaming</strong>

Márcio Andorim lança o single “Saudade Cabocla” nas plataformas musicais de streaming

No dia 21 de outubro, o cantor e compositor também estreia videoclipe da canção, que integra o álbum “Limiar”, a ser lançado no mercado fonográfico brasileiro em novembro

“A casa dorme vazia

Guardada pelo luar

A água pinga na pia

Sem ter ninguém pra acordar”

O cantor e compositor Márcio Andorim acaba de lançar o single “Saudade Cabocla”.  A canção, que integra o álbum “Limiar”, com estreia no mercado fonográfico brasileiro prevista para novembro, já pode ser ouvida nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Music, iTunes, Amazon, Deezer, Pandora, entre outras. “É a canção mais radiofônica do álbum. A melodia é simples e lúdica. Um baião com sotaque africano que fala de saudade, esperança, alegria, sentimentos que atravessam a existência de qualquer pessoa”, descreve Márcio Andorim, que, no dia 21 de outubro, sexta-feira, estreia também o videoclipe da canção.

“Saudade Cabocla” é o primeiro trabalho de Márcio Andorim feito em parceria com outro artista. O processo de composição começou há cerca de cinco anos, quando Andorim esboçou as primeiras notas da melodia e as apresentou ao amigo Thiago Nunnes, arranjador e diretor musical do disco. “Vocalizei a melodia e o Thiago ficou fascinado. Captou de cara a atmosfera algo festiva da melodia que eu tinha começado. Pegou o violão e foi criando também, junto comigo. Foi uma experiência muito divertida, acima de tudo, uma coisa espontânea”, lembra Márcio Andorim.

A admiração pela música africana inspirou Márcio Andorim a compor letra e música. “Enquanto compunha me vinham imagens que eu tinha visto de crianças da África improvisando em danças de roda, com aquela espontaneidade maravilhosa”, lembra o artista, que, em princípio, assim como Thiago Nunnes, pensava na música como uma peça de repertório instrumental. Depois chegou a esboçar uma letra para repertorio infantil, mas mudou de ideia. Entre idas e vindas, o resultado é uma música que dialoga com todas as idades, com melodia alegre e ao mesmo tempo nostálgica, que remete à infância de todos nós.

O suingue afro fica a cargo das percussões, assinadas por Serginho Silva, que gravou vários instrumentos para a faixa, incluindo a kalimba, trazida pelos africanos para o Brasil no século 18. A percussão, aliás, é a estrela do arranjo, que inclui violão, bateria e baixo. 

Márcio Andorim relata que aspectos biográficos influenciaram no processo de composição de “Saudade Cabocla”. “Não me confundo com o eu-lírico da canção, mas me irmano a ele em suas saudades. E acho que muita gente pode sentir a mesma coisa”, projeta. De fato, a letra tematiza sentimentos universais, ao remeter à infância, à proteção paterna e à passagem do tempo. “Saudade Cabocla”, revela Márcio Andorim, foi uma das primeiras canções a serem escolhidas para o repertório de “Limiar”. “Fizemos pré-produção de mais de trinta canções para escolher onze. E tenho para mim que, mesmo que incluíssemos uma centena de canções na etapa de pré-produção, ‘Saudade Cabocla’ teria presença garantida no repertório do disco”, exalta o artista.

Sobre Márcio Andorim

Márcio Andorim é natural de Resende Costa (MG), onde passou toda a sua infância e adolescência. Aos 18 anos, no início dos anos 2000, se mudou para Belo Horizonte para cursar Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Sua paixão por versos e melodias se manifestou cedo, em cantorias domésticas e experimentações poéticas.

Andorim publicou nos últimos 15 anos poemas e contos em revistas e antologias de concursos literários pelo Brasil. Na música, suas primeiras composições começaram também nesta época, mas foi só a partir de 2016 que o compositor começou a estruturar um repertório musical mais maduro e com uma identidade estética mais afim com a MPB, o que resultou na ideia de gravar um disco.

“A partir de 2016 comecei a compor canções para figurar num futuro disco. No processo de pré-produção foram incluídas mais de trinta, entre as quais as 11 que integram o trabalho. Foi uma longa gestação até esta estreia, que está prestes a acontecer. Para as gravações do álbum, convidei artistas mineiros que admiro, como Toninho Horta, Sérgio Santos, Kristoff Silva e Elisa Paraíso”, explana o cantor.

O processo de produção do álbum “Limiar”, da composição à mixagem, foi conduzido com muito zelo e dedicação para que o álbum se posicione na cena musical da MPB, em Minas e além, como um trabalho inovador, que condensa de maneira original referências musicais tão diferentes quanto o Clube da Esquina, especialmente Milton Nascimento, e o carioca Guinga.

As referências musicais de Márcio Andorim são múltiplas. Alguns exemplos de artistas admirados pelo compositor são Elis Regina, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Gal Gosta, Mônica Salmaso, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Elomar, Lenine, Alceu Valença, além de Milton Nascimento e Guinga, já citados. Também acompanha com admiração e interesse o trabalho de gerações mais recentes de artistas, como Thiago Amud, Luiz Gabriel Lopes, Vanessa Moreno e Luísa Lacerda.

Link para o clipe – https://drive.google.com/drive/folders/1MsY_eQbUEm9DwF5umUnyuP_ErCn8zqMH?usp=sharing 

Engenheiros de gravação: Arthur Damásio e Thiago Nunnes

Vídeo: Gilberto Goulart

Gravado no Estúdio 71 e no Estúdio Di Casa

Ficha técnica

Música: “Saudade Cabocla – faixa do álbum “Limiar”

Composição: Márcio Andorim e Thiago Nunnes

Vozes: Márcio Andorim 

Violões:  Thiago Nunnes

Baixo e acústico : Bruno Vellozo

Bateria: Felipe Continentino

Percussões: Serginho Silva

Publicar comentário