×

QUINTAL DA CULTURA PARTICIPA DE SESSÃO DE AUTÓGRAFOS EM LIVRARIA

QUINTAL DA CULTURA PARTICIPA DE SESSÃO DE AUTÓGRAFOS EM LIVRARIA


A turma do Quintal da Cultura, programa infantil da TV Cultura, estará na sessão de autógrafos do livro Quintal da Cultura, da Editora Ática, no dia 22 de outubro, na Livraria da Travessa, em Pinheiros. 

Ludovico, Doroteia, Osório e Ofélia receberão o público, especialmente as crianças, junto com o autor Elton Mattos, entre 11h e 13h.

Conheça o livro!

Divertido e educativo, o programa Quintal da Cultura, exibido pela TV Cultura, acompanha quatro crianças — os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias. 

Em parceria com a TV Cultura, a SOMOS Educação apresenta o livro Quintal da Cultura, pelo selo Ática, que narra algumas aventuras dos personagens da turma. Quando o vento da aventura sopra perto de Doroteia, Ofélia, Osório e Ludovico, é sinal de que algo mágico vai acontecer. Já pensou poder viajar para outro lugar ou para um passado bem distante, como a Floresta Amazônica, no meio de uma aldeia indígena sendo atacada por espanhóis, em pleno século XVI? E conhecer Zumbi e Dandara no Quilombo dos Palmares? Quem sabe entregar uma valiosa encomenda para um imperador inca? Você vai se divertir e se emocionar com as aventuras do Quintal da Cultura e aprender com as lições de Quelônio na Seção Oxente. O que está esperando? Abra o livro e deixe o vento da aventura te levar! Boa viagem!


Qual a importância da obra?

As oito histórias tratam de temáticas contemporâneas dos âmbitos social e cultural, relevantes para serem apresentados às crianças. Algumas delas são: culturas indígena e afro-brasileira; refugiados; poesia; obras de arte, entre outras. 

Além dos contos, cada capítulo conta com a Seção Oxente, em que o Quelônio, um dos personagens do Quintal, contextualiza elementos e personagens envolvidos nas histórias. Por exemplo: A expedição de Francisco de Orellana, um navegador espanhol que se aventurou pela Amazônia; refugiados e sua situação atual; danças afro-brasileiras; poesia; crianças que ocuparam o trono real ao longo da história; Zumbi dos Palmares; Império Inca; e obras de arte famosas, como de “Monalisa”, de Leonardo da Vinci, “A noite estrelada”, de Vicent Van Gogh. 

Temas abordados: Amizade, Aprendizado, Aventura, Cultura de outros povos, Geografia, História, Indígena, Respeito 

Tema da BNCC: Comunicação, Conhecimento, Repertório cultural

Saiba mais sobre o autor

Elton Mattos
Formado em Comunicação Social pela ECA-USP, Elton Mattos escreve desde 2011 o programa Quintal da Cultura, vencedor do Prêmio APCA 2014 na categoria Programa Infantil. Também pela emissora, já foi roteirista dos programas Sua Língua (infantil apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto) e Tá Certo? (game show humorístico disputado por puppets). Atuou também como roteirista nas séries O menino mais rico do mundo (em fase de pré-produção) e Os batutas — projeto de animação selecionado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV 05). Com o texto “Tristão”, ficou em terceiro lugar no 5º Concurso Nacional de Dramaturgia — Prêmio Carlos Carvalho.


Serviço:
Sessão de Autógrafos – Livro Quintal da Cultura
Dia 22 de outubro – das 11h às 13h
Livraria da Travessa Pinheiros – Rua dos Pinheiros, 513

 

Quintal da Cultura

Coleção: Avulso

Autor: TV Cultura, escrito por Elton Mattos

Ilustrador: Franco de Lima

Segmento: Literatura infantil

Gênero: Conto contemporâneo

Páginas: 144 | Formato: 20,5 x 27,5 cm
 

Perfil do Aluno: Em alfabetização (6-8 anos): Alguém lê para mim; Autônomos (9 anos em diante): Leio sozinho

Anos sugeridos: 4º ano em diante

Preço de capa: R$ 51,17

Publicar comentário