×

Espetáculo Cria.Tua, que reflete o ciclo da vida, inicia temporada online em outubro 

Espetáculo Cria.Tua, que reflete o ciclo da vida, inicia temporada online em outubro 

Esse projeto foi contemplado pela edição N°04/2021 do Proac Direto

Cria.Tua. Foto: Vítor Barosi

Dirigido por Bruno Ospedal e Gabriela Germano, o espetáculo de dança Cria.Tua, faz temporada online e gratuita de 26 de outubro até 15 de novembro, por meio de lives no YouTube com ingressos reservados antecipadamente pelo Sympla. Após as sessões das terças-feiras, haverá ainda debate com diretores e elenco. 

A obra, que se passa em um universo distópico, traz uma reflexão sobre a relação entre criador e criatura, envolvendo temas como o processo de entendimento do criador sobre o que ele está criando, sobre deixar um legado do que se faz e também sobre a luta contra o tempo empenhada na criação de algo importante.

Criado a partir do processo colaborativo de seis bailarinos-criadores-intérpretes a fim de fomentar a pesquisa de novas possibilidades técnicas e estéticas fundindo estilos e linguagens diferentes, a obra proporciona uma experiência e troca de conhecimentos / vivências através da observação de um formato pensado para a plataforma digital, mas também com a possibilidade de ser apresentada presencialmente.

Metaforicamente, as ideias de Cria.Tua foram transpostas para o trabalho por meio da representação de ciclos da vida – tanto nas fases como infância, adolescência, vida adulta e velhice – quanto nos diversos lugares sociais que podem ser ocupados pelas pessoas ao longo do tempo, como a maternidade, paternidade, amizade,  relações conjugais e professorais. 

Afirmando a dança como uma linguagem capaz de encantar e gerar impacto emocional no público em geral, Cria.tua trata o tempo como ele é: uma sucessão de eventos e criações que são contínuas, cíclicas. Expressa a eterna luta contra o tempo para a criação de algo importante que faça com que a existência do ser tenha algum significado, refletindo a efemeridade e transitoriedade da vida frente a única certeza: a morte.

“Criamos um universo distópico e mágico buscando alcançar mais intensamente as percepções e as reflexões do espectador, trazendo questionamentos e criando um paralelo da vida que vivemos, neste mundo que insiste na dicotomia entre razão e sentido, mente e corpo, cultura e natureza e onde dançar é um ato de resistência”, diz Gabriela Germano, co-diretora da obra.

Sinopse

Criador se encontra solitário e tenta entender onde está e o que precisa fazer neste mundo distópico e mágico onde uma ampulheta controla o tempo. Ao observar à sua frente instruções, ele entende que tem o desafio de criar e dar vida a uma criatura antes que seu tempo acabe. Criatura essa a sua imagem e semelhança, que o libertará da solidão. 

Sem saber ao certo como, ele começa sua criação guiado apenas pelas instruções. A areia ainda escoa, a Criatura está feita, e o Criador tenta de todas as maneiras apresentar seu universo na esperança que ela, enfim,  ganhe vida.

Mas só quando ele toca um piano colocando sua alma na composição da música, sem seguir instruções, ele enfim a faz viver. 

Criador e criatura se conectam, mas o tempo está acabando e sua única esperança é que ela o refaça. O último grão de areia cai e o criador desaparece como um passe de mágica. A criatura se encontra solitária e tenta entender onde está e o que precisa fazer neste mundo distópico e mágico onde uma ampulheta controla o tempo.  

Ficha Técnica

Direção: Bruno Ospedal e Gabriela Germano

Assistência de direção e direção de vídeo: Samuel Carrasco

Elenco: André Luiz Odin, Débora Polistchuck, Gustavo Della, Sthéphanie Mascara, Bruno Ospedal e Gabriela Germano

Trilha sonora: Gustavo Della

Iluminação: Adriana Dham e Reynaldo Thomaz

Figurino: Daíse Neves

Cenário: Márcio Vinicius e Marília Silveira

Direção de fotografia de vídeo: Vítor Barosi

Assistência de direção de vídeo: Marcela Maldonado

Edição e finalização de vídeo: Sthéphanie Mascara

Designer gráfico e motion: Raphael Martins

Registro fotográfico: Luiz Henrique

Serviço

Cria.Tua

Ingressos: Gratuitos, via Sympla

Acesso: Live no Youtube

Estreia: 26 de outubro, quarta-feira, 21h

Temporada: 30 de outubro até 15 de novembro. Domingos, às 17h; segundas-feiras, às 20h; e terças-feiras, às 20h

Duração: 44 min

Classificação indicativa: 14 anos

Publicar comentário