×

<strong>TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE HOLOCAUSTO UCRANIANO</strong>

TV CULTURA EXIBE DOCUMENTÁRIO INÉDITO SOBRE HOLOCAUSTO UCRANIANO



POR MEIO DE RELATOS DE UMA SOBREVIVENTE, UCRÂNIA, MEMÓRIA DA FOME RETRATA A HISTÓRIA DO HOLOMODOR, NESTE DOMINGO (16/10)

Neste domingo (16/10), a TV Cultura exibe o documentário inédito Ucrânia, Memória da Fome. A produção do jornalismo da emissora conta, através do relato de uma sobrevivente, a história do que ficou conhecido como Holodomor, o Holocausto ucraniano. Na TV Cultura, vai ao ar a partir das 23h

Prestes a completar um século de vida, Vira Kloczak, que vive em Apucarana, no Paraná, compartilha os caminhos de sua história como sobrevivente de um dos períodos mais sombrios do passado ucraniano. Dona Vira, que no Brasil passou a ser chamada de “Vera”, relata o momento em que o líder soviético Joseph Stalin impôs o confisco de 80% da produção agrícola da antiga União Soviética, alastrando a fome e provocando a morte de pelo menos 4 milhões de pessoas. 

A reportagem narra a trajetória desta mulher que, nascida em um vilarejo da Ucrânia, viveu sua infância sob a opressão de Stalin e viu seu país, com recente independência conquistada em 1918, ser invadido pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Após ter sua terra tomada por outro ditador, a dona desta história trabalhou como escrava na Alemanha nazista e, para fugir das restrições, embarcou com seu marido em um navio com destino à América do Sul. 

O país, que ainda tem como raízes a tragédia da fome, provocada pelo Holodomor, a invasão de líderes autoritários e a imigração de seus sobreviventes, está vivenciando mais um capítulo turbulento na história. Mas, ainda que com um forte sotaque de sua querida Ucrânica, a história de Vira é capaz de transmitir a linguagem universal da denúncia. 

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura 

Publicar comentário