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<strong>Dia das crianças: série de livros ensina educação financeira para público infantil</strong>

Dia das crianças: série de livros ensina educação financeira para público infantil

Idealizado pela DM, o projeto estimula jovens a terem uma relação saudável com o dinheiro, focado na economia e no consumo consciente

O dia das crianças é uma data em que os mais novos vibram com a ideia de receber presentes. Entretanto, o consumismo desenfreado pode se tornar um problema futuro, caso os pequenos não entendam a importância de se usar o dinheiro de forma consciente. Nesses casos, a educação financeira pode ser uma grande aliada. Mas como tratar do assunto com o público infantil? A DM, prestadora de serviços financeiros, idealizou a série de livros digitais “Contaí” para ajudar as crianças a entenderem a importância de se usar o dinheiro com responsabilidade.

O programa reúne seis obras que ensinam o público infantil a lidar com os gastos de forma lúdica e adequada para sua faixa etária. A trama traz a história de Cauã, um menino de 12 anos que sonha em ter um celular melhor para jogar online e ver séries. Até que surge a oportunidade de participar de um concurso municipal cujo prêmio é, justamente, um aparelho de última geração. O tema do concurso é educação financeira, e assim o jovem inicia pesquisas e reflexões sobre como utilizar o dinheiro de forma consciente, sem desperdícios e prejuízos. A série tem autoria de Stefânia Andrade e ilustrações de Ana Baccaro.

Para Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM, a educação financeira deve ser iniciada na infância justamente para que os mais novos cresçam sabendo da importância de se ter controle dos gastos. “Não só a criança se tornará um adulto mais consciente como ela ainda influenciará os pais e familiares a terem uma relação mais saudável com o dinheiro”, diz. O projeto está alinhado com os princípios da empresa de democratizar o acesso a crédito e serviços financeiros da empresa. “Não basta que nossos clientes tenham crédito para fazer compras, é necessário que aprendam a utilizá-lo de forma responsável”.

Com um cenário onde o percentual de brasileiros com dívidas é o maior em dez anos, compreender a importância de se controlar os gastos desde cedo pode ser fundamental para as próximas gerações. A cada dez famílias brasileiras, oito estão endividadas, de acordo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizada em julho. A educação financeira pode ser uma grande aliada em tempos de crise. “Quando há um desequilíbrio entre o que entra e o que sai no orçamento de casa, é preciso ficar alerta. Hoje, após a pandemia aprofundar as desigualdades e com a inflação alta, o contexto é ainda mais cruel com quem ganha menos”, ressalta Sandra.

Desenvolvido em parceria com a produtora 2112Lab, o “Contaí” tem o objetivo de ser trabalhado em escolas, contando também com livros auxiliares para que professores desenvolvam os temas em sala de aula. A série já é utilizada em atividades extracurriculares na rede pública de São José dos Campos (SP), cidade sede da DM. Os livros podem ser acessados gratuitamente pelo site https://colecaocontai.com.br/home/

Sobre a DM

Fundada em 2002, a DM se consolidou no mercado como a maior gestora de cartões de loja (private label) para supermercados. Hoje é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito no Brasil. Já está na marca de 5 milhões de cartões emitidos e 1,1 milhão de clientes ativos. Por meio dos cartões private label, a empresa está presente em quase 4 mil pontos de venda. Além disso, conta também com cartões de crédito com bandeira Mastercard, o aplicativo DM App para gestão de cartões e de conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços

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