×

<strong>Dia das Crianças: dicas de livros para não errar no presente</strong>

Dia das Crianças: dicas de livros para não errar no presente

Com inúmeras opções de brinquedos e eletrônicos para presentear neste Dia das Crianças, os livros nem sempre são as primeiras opções que passam na cabeça dos adultos. Porém, ao presentear com livros, o adulto estará não apenas contribuindo para criar o hábito da leitura na criança, como encontrando um bom motivo para distraí-la por algumas horas longe de eletrônicos e internet.

O panorama de leitores no Brasil é alarmante. Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, se considerar leitores de literatura, há somente 18% de leitores no país. Dentre os motivos que contribuem para isso está o fato de que 70% das famílias não têm livros em casa.

E os benefícios da leitura são inúmeros. O hábito estimula a neuroplasticidade, permitindo que as pessoas tenham capacidade mais rápida de aprendizado. Além disso, a criança que tem o costume de ler melhora o vocabulário, a memória, a concentração nos estudos, a escrita, a interpretação de textos e os conhecimentos gerais, se saindo melhor não apenas nas disciplinas de linguagens, mas inclusive em ciências e matemática.

Uma pesquisa realizada com 992 crianças e jovens de um a 15 anos das cidades paranaenses de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa, além das catarinenses Florianópolis e Joinville, revelou a lista dos livros que as crianças mais gostam – citados por elas mesmas e divididos por idade e sexo. O levantamento foi realizado pelo Colégio Positivo, em abril de 2021, e pode servir de base para presentear neste Dia das Crianças, sem medo de errar no presente.

Veja o ranking dos livros indicados pelas crianças:

1 a 5 anos

1.o – Princesas

2.o – Os Três Porquinhos

3.o – Dinossauros

4.o – Chapeuzinho Vermelho

5.o – Turma da Mônica

6.o – João e o Pé de Feijão

5 a 7 anos

1.o – A Vaca Fotógrafa

2.o – Telefante sem fio

3.o – Princesas

4.o – Menina bonita do laço de fita

5.o – Turma da Mônica

6.o – O Pequeno Príncipe

8 a 11 anos

1.o – Harry Potter

2.o – Diário de um Banana

3.o – A casa na Árvore

4.o – O Pequeno Príncipe

5.o – Homem Cão

6.o – Diário de uma Garota nada Popular

12 a 15 anos

1.o – Harry Potter

2.o – Diário de um Banana

3.o – O Pequeno Príncipe

4.o – Divergente

5.o – Percy Jackson

6.o – Diário de uma Garota Nada Popular

Publicar comentário