×

Exposição e leilão apresentam obras raras de Alfredo Volpi

Exposição e leilão apresentam obras raras de Alfredo Volpi

Em mais um momento de grande relevância para as artes plásticas, o escritório de arte James Lisboa está à frente da exibição e leilão de importantes obras do artista

Nascido em Lucca em 1896, o artista italiano fez história no Brasil. Alfredo Volpi foi um dos mais importantes nomes da segunda geração do modernismo brasileiro, mas foi a partir da década de 1950 que sua arte passou a ter uma linha abstracionista geométrica, exibidas em suas telas por meio das famosas fachadas, ampulhetas e, claro, as bandeirinhas. Trabalhos esses que poderão ser vistos em exposição de 10 a 17 de outubro, no escritório de arte James Lisboa em São Paulo e, na sequência, leiloados online pelo Canal Arte1 no dia 17, às 21h, e, nos dias 18 e 19 de outubro, às 20h, o leilão vai ocorrer no site https://www.leilaodearte.com/  É preciso se cadastrar antes de acessar o leilão.

Em 1953, Alfredo Volpi foi laureado com o Prêmio de Melhor Pintor Brasileiro na II Bienal de São Paulo, consagrando-se, assim, como um grande artista. Esse foi apenas o primeiro de muitos que estavam por vir como o Prêmio Guggenheim em 1958, além de muitas importantes exibições das quais participou como em Nova Iorque em 1959 e, no mesmo ano, da V Mostra Internacional em Tóquio. Vale citar, ainda, que por quatro vezes suas obras estiveram na Bienal de Veneza de 1952, 1954, 1962 e 1964. E mesmo com tanto reconhecimento, nunca mudou sua essência, segundo conta James Lisboa, que pode conhecer o artista: “Conheci o Alfredo Volpi na década de 1970, presenciei nesta época a criação de algumas gravuras junto com a equipe da LITHOS, uma empresa do Rio de Janeiro que ficou responsável pela impressão das gravuras do artista. Minha lembrança dele é de uma pessoa simples, extremamente generosa, altruísta, tanto que com essas gravuras chegou a presentear amigos, instituições e dar para leilões beneficentes”, conta James Lisboa.

Provenientes de seu espólio, as obras estão chanceladas por um carimbo e marca d´água (Espólio Alfredo Volpi) que assegura sua origem. São 364 obras que, para o leilão, serão divididas em 85 gravuras unitárias e 279 lotes com dez gravuras cada. É a primeira vez que acontece um leilão deste porte no Brasil com tantas obras do artista. E isso só é possível agora, depois de anos guardadas após seu falecimento em 1988, devido à liberação judicial. Para o leiloeiro James Lisboa, um grande momento: “Trinta anos depois voltar a ter contato com essas obras é memorável e, além disso, uma oportunidade única para os colecionadores terem em sua coleção gravuras do artista da maior qualidade”, finaliza.

Sobre o artista

Alfredo Volpi (Lucca, Itália 1896 – São Paulo, 1988) veio para o Brasil ainda criança e visitou a Itália apenas uma vez, em seus 92 anos. Alfredo Volpi é considerado um dos mais importantes artistas brasileiros de nossa história da arte. Iniciou sua trajetória artística como pintor decorador de parede, tornando-se posteriormente um dos pintores mais inovadores de nossa arte.

Exposição Alfredo Volpi

Escritório de Arte James Lisboa

Local: Rua Melo Alves, 397 – Cerqueira César

Período visitação: 10 a 17 de outubro

Horário: das 10h às 18h

Leilão

17 de outubro às 21h – Canal Arte 1

18 de outubro às 20h – leilão no site https://www.leilaodearte.com/19 de outubro às 20h – leilão no site https://www.leilaodearte.com/

Publicar comentário