×

Estúdio 41 apresenta Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, de Dani Tranchesi

Estúdio 41 apresenta Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, de Dani Tranchesi

Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra reúne imagens que traduzem a magia dos parques de diversões clicadas pela fotógrafa. Abertura da exposição comemora um ano de atividade do espaço

Chapéu Rosa, 2022. Fotografia de Dani Tranchesi.

Estúdio 41 inaugura no dia 23 de agosto a mostra Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, com fotos de Dani Tranchesi e curadoria assinada por Diógenes Moura. A partir de imagens de chapéus mexicanos, carrosséis, pelúcias e outros elementos, a artista captura o universo lúdico dos parques de diversões. A data de abertura da mostra marca também um ano de atuação do espaço expositivo. 

Mirabilândia aconteceu por acaso, afirma a fotógrafa, que vem capturando imagens de parques de diversões de maneira despretensiosa desde 2015. Entre um projeto de pesquisa fotográfica e outro, Dani Tranchesi sempre cruzou com as arenas repletas de luzes e um quê de magia pelo caminho e decidiu registrá-las.  Percorreu diversas regiões da capital como zona leste, zona norte, a cidade de Praia Grande, na baixada santista, o interior de São Paulo, e países como Vietnã, Estados Unidos, entre outros. 

Foi quando estava em Recife no primeiro semestre de 2022, por conta de seu próximo projeto intitulado “Seja o que Deus Quiser”, que Dani topou com Mirabilâdia, parque que dá nome à mostra e fica entre as cidades de Recife e Olinda. Ali tomou a decisão de que as fotos, que já compunham um vasto acervo registrado por anos, podiam virar uma exposição. 

Conta a lenda adormecida que Mirabilandia é a soma das primeiras sílabas dos nomes das filhas do dono de um parque que existe entre Recife e Olinda. Nada mais puro sangue brasileiro: sílabas para criar outro nome, outra ilusão. Nas cidades e no país onde seus habitantes estão sempre à beira do abismo, um parque de diversões pode ser um amuleto para que o sufoco da vida cotidiana seja aliviado uma, duas, três horas seguidas”, diz o curador Diógenes Moura. 

Dani Tranchesi diz que a mostra irá crescer e ainda está fotografando parques, nos próximos dias ela registra um parque na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  “Capturar parques de diversões é uma forma de registrar algo que está acabando. É lúdico, nostálgico e um pouco melancólico também”, afirma Dani. 

Para esta mostra, o curador e a fotógrafa reuniram 23 imagens que foram capturadas ao longo dos anos. “Somos outros quando estamos em um parque de diversões. O super tornado é uma montanha russa que faz o grito e a emoção lamberem cada rosto. Monstros e super-heróis são capazes de sorrir. No chapéu mexicano a imagem gira: vê cada ilusão pelo  lado de dentro e o olho de vidro de quem a vê pelo lado de fora.”, elucida o curador.

Estúdio 41

Um espaço voltado à reflexão e discussão sobre o fazer artístico da fotografia. Esse é o mote do Estúdio 41, projetoque ocupao conjunto 41 do prédio 1254 da Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo. Com direção artística do curador e escritor Diógenes Moura e comandado pela fotógrafa Dani Tranchesi e sua sócia Paula Rocha, o novo espaço cultural vai apresentar projetos de fotógrafos emergentes e consagrados em uma programação de exposições, exibição de filmes, lançamento de livros e conversas sobre a linguagem fotográfica.

Serviço:

Exposição Mirabilândia – Um Parque de Ilusões, de Dani Tranchesi
Curadoria: Diógenes Mourade 23 de agosto a 23 de outubro de 2022

Endereço: Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj 41, Itaim Bibi

Funcionamento: quartas-feiras, das 10h às 19h – demais dias da semana, visitas sob agendamento através do WhatsApp +55 11 99452-3308.

Entrada franca 

Publicar comentário