×

<strong>Giramundo comemora 50 anos em turnê por sete estados</strong>

Giramundo comemora 50 anos em turnê por sete estados

Grupo Giramundo entra em turnê nacional a partir 15 de outubro, com 64 apresentações do Miniteatro Ecológico

Uma turnê nacional marca as comemorações dos 50 anos Grupo Giramundo, um dos mais antigos e respeitados teatros de bonecos do Brasil. Com patrocínio da Petrobras, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas e Sergipe são os estados que vão receber apresentações do Miniteatro Ecológico. 

O Giramundo, que completou meio século de existência em meio a uma pandemia, se viu pensando nos recomeços e desejos por reencontrar a estrada. Através do edital Petrobras Cultural, o grupo conseguiu viabilizar a turnê, um processo em que concorreu com cerca de 600 projetos culturais de todo o país. Destes, apenas 15 foram selecionados. 

Assim, fruto da parceria com a Petrobrás – Petróleo Brasileiro S/A, o “Miniteatro Ecológico” segue para rodar o Brasil. O projeto conta com a consultoria científica da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da bióloga Valéria Tavares, texto e direção de Ulisse Tavares e trilha sonora assinada pelo “O Grivo”.

“O “Miniteatro Ecológico” é um programa de educação ambiental itinerante dirigido ao público infantil. A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente” explica Ulisses Tavares.

Os biomas brasileiros e os problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos, originalmente produzidos entre 2002 e 2006: “O Aprendiz Natural” (2002); “Mata Atlântica” (2003); “Cerrado”, “Amazônia” e “O Jardim Botânico” (2004); “Caatinga” (2006). A ideia de um teatro em miniatura foi concebida por Álvaro Apocalypse, fundador do grupo, em 1992, com o objetivo de apresentação em escolas.

Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é numerosa: composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro. 

“Há no processo de todas as montagens, uma estrutura recorrente de composição. Por exemplo, a participação de um ser mitológico brasileiro que atua nos enredos. Ele faz parte do imaginário popular e da própria história sobre o meio natural do país. Temos a presença do Saci (Aprendiz Natural), o Curupira (Mata Atlântica), a Mula-sem-cabeça (Cerrado), a Mãe D’Água (Amazônia), o Lobisomem (Caatinga)” explica Ulisses. 

As trilhas sonoras dividem o enredo com elenco ao vivo. Um estilo musical por região é apresentado ao público – Samba (Mata Atlântica), Caipira (Cerrado), Carimbó (Amazônia) e Repente (Caatinga).

“O Miniteatro Ecológico tem o humor como base de suas apresentações. Os textos dão voz aos humanos e sobretudo, a fauna, que expõem suas dificuldades em situações recheadas de gags e críticas”, finaliza Ulisses. 

Sobre o Giramundo

O Giramundo possui uma das mais bonitas trajetórias de dedicação às artes. O grupo já deu vida a cerca de 1.500 bonecos com as mais variadas técnicas de construção de marionetes, se apresentando pelo Brasil e por 11 outros países, entre espetáculos infantis e adultos; mantém também um museu, uma escola e atelier de artes e ofícios em Belo Horizonte.  

O grupo produz trabalho próprio e autoral no teatro, e também compõe produções como convidado de grupos e projetos de terceiros. Além das produções para o teatro, o Giramundo está cada vez mais presente no audiovisual. A animação e filmagens, foram incorporadas nas produções teatrais e na comunicação do grupo. 

O Giramundo com sua experiência com bonecos para teatro, se adapta e cria novas possibilidades de atuação se valendo de técnicas clássicas como o stop motion e desenho animado, e modernas, como animação digital. 

Nascido de uma tríade de artistas – Álvaro Apocalypse (1937-2003), Terezinha Veloso (1936-2003) e Maria do Carmo Vivacqua Martins (1945) – em 1970, o Giramundo tem meio século de atuação e é um dos teatros de bonecos mais antigos do Brasil. Atualmente, é dirigido por Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares. Os diretores do grupo se revezam em projetos de produção de teatro, vídeos e livros.

Sobre o Miniteatro Ecológico

O Miniteatro Ecológico é um projeto de educação ambiental dirigido ao público infantil, do Grupo Giramundo. O projeto produziu, desde 2002, uma série de 5 espetáculos de teatro, 5 livros e 3 vídeos. Nele, os biomas brasileiros e seus desafios são o ponto central do desenvolvimento dramatúrgico dos episódios. A fauna, a flora e os seres da mitologia brasileira vivem em meio aos dramas causados pela inteiração humana com o meio ambiente. 

Com referências regionais, culturais, folclóricas e musicais, o Miniteatro Ecológico apresenta ao público infantil, um panorama do meio ambiente do Brasil. Retrata a fauna brasileira e as grandes questões ambientais que enfrentamos no país. Os espetáculos são de média duração e tem formato pequeno, o que possibilita o projeto trabalhar em espaços não convencionais ao teatro, como parques urbanos e ecológicos, unidades de conservação e escolas. A interatividade dos atores/marionetistas com a plateia é grande, e a cena estimula a participação do público provocando reflexões sobre os temas e atitudes apresentados nos enredos.

O projeto Miniteatro Ecológico foi selecionado pelo edital da PETROBRAS Cultural 2020 – na categoria Artes Cênicas para crianças. O projeto está dentro das comemorações dos 50 anos de vida do Grupo Giramundo.

Serviço

Enviar locais e datas com horários e informações sobre retirada de ingressos 

https://www.giramundo.org
https://www.instagram.com/giramundogrupo/

Publicar comentário