×

<strong>LINGA ACÁCIO APRESENTA ACESSO FEBRIL DESEJO ARDENTE</strong>

LINGA ACÁCIO APRESENTA ACESSO FEBRIL DESEJO ARDENTE

“Acesso febril desejo ardente”, de Linga Acácio, é uma travessia no espaço-tempo desertificado pelas matrizes do poder fármaco. No momento de retorno às atividades presenciais afetadas pela pandemia da COVID-19, a exposição, que inaugura em 30 de setembro às 19h no Centro Histórico de São Paulo, abre possibilidades de fortalecer uma imunidade coletiva na escuta e no cuidado aos indícios presentes no corpo. Aqui a febre será́ nossa guia. 

Reconhecê-la como mecanismo de defesa: ao aquecer, dificultamos o alastramento de agentes patógenos que ameaçam a nossa existência. Não se trata de fazer um diagnóstico patológico, mas acompanhar a febre enquanto ferramenta de ontoepistemológica homeostática, aguçando a percepção a partir da singularidade de um corpo que superaquece e da trama de poder que a hipertermia manifesta. Refletir junto à febre é confiar caminhos na escuta ao sintoma e as convivências viscerais interespécies, especialmente entre humanos e vírus. 

Como conviver em um contexto de parasitagem?

Como tratar esse incêndio na perspectiva da transmutação?

Nos trabalhos aqui apresentados trago Enxame (2021), intervenções de desenhos em bulas de remédios antirretrovirais (HETEROLAB); parte da série Noite no deserto: milênios nas mãos (2013 – 2021), desenhos realizados entre os anos de 2013 e 2021. A colagem fotográfica Acesso febril desejo ardente (2021) dá nome à exposição e aproxima a morte dos corais devido ao aumento da temperatura dos mares no contexto de febre pandêmica. O trabalho inédito Suor, lágrima e saliva (2022), desenho em carvão; e Para saber onde nadar siga as bolhas de ar (2019), vídeo-carta em que três amigas (Ella Monstra, Ellícia Maria e Georgia Vitrilis) aproveitam um dia de sol e vão ao mar: uma indicação de sobrevivência em situações de afogamento para saber que direção deve-se nadar para respirar. A mostra poderá ser vista, gratuitamente, até 15 de outubro. Para a abertura, no dia 30 às 19h, a DJ paraense, Miss Tacacá comanda o som. 

Linga Acácio

Artista e curadora cearense. Pesquisa, escreve e produz conhecimentos que se contaminam entre a performance, interseccionalidade, desobediência anticolonial e virologia. Em 2021, compôs o programa de pesquisa em arte MAM-RJ. Fez parte do Grupo de Crítica do Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 2020/2021. Participa da SECUELA, escola de cuidados para artistas latino americanos, realizado por Capacete (BR), Lugar a Dudas (CO) e Teorética (CR).

Miss Tacacá

Miss Tacacá, 22 anos, travesti paraense, MultiArtista, desde 2018 vem trazendo como carro chefe ritmos eletrônicos da região norte como Tecnomelody, Tecnobrega e Eletrotecno. Já fez eventos como Close Fest, TakaNight e Tecnotaka que já realizou mais de 13 eventos na cidade de Belém, hoje produtora da TESÃOZINHO INICIAL em São Paulo, já produziu o encerramento da semana de artes do Pacaembú junto com as galerias de arte, Mendes Wood e HOA, também produziu um evento que fez parte da programação do SP ARTE 2022 Junto a HOA galeria de arte.

Como atriz dirigiu e estrelou seu próprio filme para o festival Burning Man, que está disponível no site do sesc e uma série em seu canal no IGTV chamado BUNEKA DI NEKA, como modelo já participou de clips com artistas nacionais como Mateus Carrilho e Gretchen. Já desfilou para Vicenta Perrotta e Weider Silvero, já tocou em  eventos pelo Brasil na cidade de Belém/ São Paulo/Belo Horizonte/Recife/Goiânia/Araraquara, entre elas, Coquetel Molotov, Batekoo, Mamba Negra, Chernobyl, Bloco do Mancha, Bloco das Bandidas, PopPorn, Buero, Diagonal, MARSHA!, e fez a trilha do desfile da Vicenta Perrotta, do Weider Silvero e do FKWALLYS na Casa de Criadores 2020/2021/2022, e sets para fora do Brasil como Berlim (DEADHYPE),  Portugal (UM/QUARTO CLUB), México(DESCULONIZACION), Chile(POLVO CLUB), Londres (KIKO KOSTADINOV), Suíça (FESTIVAL IN/OUT), EUA (BURNING MAN 2020), TOKYO (Ether Tokyo 2022) entre outros, além de ter produzido durante a pandemia o primeiro festival LGBT+ online com 42 artistas paraenses!

Serviço

Mostra: Acesso Febril Desejo Ardente

Artista: Linga Acácio

Local: Centro Histórico de São Paulo

Abertura: 30/9 a partir das 19h – com a DJ Miss Tacacá 

Período de visitação: 01 a 15 de outubro | das 10h às 18h

Local:  Rua Roberto Simonsen 87 – Centro Histórico São Paulo

Entrada gratuita

Publicar comentário