×

<strong>FGV Editora publica obra sobre o ano de 1922 e a sucessão de eventos que mudaram o panorama político e cultural brasileiro</strong>

FGV Editora publica obra sobre o ano de 1922 e a sucessão de eventos que mudaram o panorama político e cultural brasileiro

A proposta do livro 1922: o passado no presente – permanências e transformações, coordenado pela professora Marieta de Moraes Ferreira e publicado pela FGV Editora em coedição com a UFRJ e Faperj, é rever como questões cruciais para o país de 1922, após 100 anos, ainda estão ecoando na agenda, no presente.

Neste ano de 2022 comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil e ao mesmo tempo comemoram-se também vários eventos-chave que marcaram significativamente a história do país.

A Semana de Arte Moderna, a criação do Partido Comunista do Brasil, o movimento tenentista, a criação do Centro Dom Vital, a comemoração do Centenário da Independência e a sucessão presidencial de 1922 foram indicadores importantes dos novos ventos que sopravam, colocando em questão os padrões culturais e políticos da Primeira República.

Nos anos 1920, a sociedade brasileira viveu um período de grande efervescência e profundas transformações. Mergulhado numa crise cujos sintomas se manifestaram nos mais variados planos, o país experimentou uma fase de transição cujas rupturas mais drásticas se concretizariam a partir do movimento de 1930.

Revisitar os vários eventos e as manifestações de diferentes setores da sociedade brasileira que tiveram lugar em 1922 e nos anos seguintes, estimulados pelo Centenário da Independência, é um caminho instigante para perceber que elementos da memória e da identidade brasileira foram selecionados, exaltados e esquecidos e como agora no Bicentenário estão voltando à tona.

Alguns pontos de convergência entre essas duas conjunturas podem ser destacados, uma sucessão presidencial marcada por uma crise política e forte polarização, o temor das notícias falsas, a busca de sustentação militar, os efeitos das pandemias e as lutas permanentes pela saúde, educação e combate às desigualdades.

O livro reúne 10 trabalhos de 12 autores destinados a revisitar esses grandes temas que marcaram 1922 e de forma mais geral a década de 1920, bem como seus pontos em comum e diferenças com o período atual no Brasil.

Evento de lançamento: 

3/10, às 17h – Salão Nobre do IFCS, localizado no Largo São Francisco, 1 – Centro – Rio de Janeiro

Bate-papo com os autores e lançamento do livro. 

1922: o passado no presente – permanências e transformações

FGV Editora – UFRJ – Faperj

Coordenação: Marieta de Moraes Ferreira 

Textos: Marieta de Moraes Ferreira, Marly Motta, Lucia Lippi Oliveira, Helena Bomeny, Simone Petraglia Kropf e Dominichi Miranda de Sá, Antonio Augusto Passos Videira, Gilberto Hochman, Hildete Pereira de Melo e Débora Thomé, Flávio dos Santos Gomes, Denise da Silva de Oliveira.

R$49,00

244 páginas

Publicar comentário