×

<strong>CineBaru: Mostra Sagarana de Cinema volta ao presencial em sua 6ª edição </strong>

CineBaru: Mostra Sagarana de Cinema volta ao presencial em sua 6ª edição 

A mostra acontece entre os dias 13 e 15 de outubro na Vila de Sagarana, município de Arinos.

A 6ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, após dois anos acontecendo de forma online devido a pandemia de Covid-19, volta à Vila de Sagarana com Mostra Competitiva Regional, Mostra Sertãozin, atividades formativas em audiovisual, encontros agroecológicos e muito mais. Serão exibidos 31 curtas-metragens produzidos nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. 

Neste ano, a mostra contou com a inscrição de 124 produções audiovisuais. Foram selecionados 31 curtas-metragens, sendo 28 para a Mostra Competitiva Regional e 5 para a Mostra Sertãozin (infantojuvenil). A curadoria, composta por integrantes da equipe, dedicou um olhar especial para filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, negras, negros, indígenas e LGBTQIA+.

O objetivo da mostra segue inabalável: democratizar o acesso ao cinema e fortalecer a produção audiovisual realizada no território baiangoneiro. “A mostra busca trazer um olhar sensível para esses territórios e celebrar o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, tradições, povos e lutas”, afirmam os integrantes do coletivo Ecos do Caminho, idealizadores da iniciativa.

Ao longo de seus 6 anos, o CineBaru recebeu 806 inscrições e exibiu 181 filmes de forma presencial e remota. Além disso, mantém há 5 anos anos uma frutífera parceria com o SescTV, por meio do Prêmio Aquisição SescTV.

Programação

Em sua volta à vida de Sagarana, o CineBaru oferta atividades nos espaços da vila, dentre elas: 

Quintal Agroecológico: Vivências no quintal de dona Selenita, promovendo a identificação de saberes e fazeres do modo de vida sertanejo. 

Caliandras: Levando o nome de uma das mais típicas flores do nosso Cerrado, Caliandras é um espaço de interlocução, reciprocidade e fortalecimento de discursos femininos e ambientalistas. Acreditando que os discursos que legitimam a exploração do meio ambiente, dos rios e terras são os mesmos da opressão sobre os corpos e os saberes e fazeres das mulheres, neste espaço, mulheres da cidade e do campo se encontram, se reconhecem, estabelecem trocas e fortalecem o movimento feminino. 

Ciclo de oficinas de produção de documentários: Voltada para estudantes do ensino médio de Sagarana, a oficina percorrerá todas as etapas da criação de um filme. Ao final do ciclo, teremos um curta-metragem produzido coletivamente, a ser exibido no telão principal da mostra. 

Espaço Sertãozin: Espaço de brincadeiras e atividades para as crianças e jovens da vila.

Meu cinema, Nosso território: Programação voltada para a juventude, contempla a exibição de 14 filmes de curtíssima-metragem, seguida de roda de prosa sobre cinema, território e direitos humanos. 

Manifestações da tradição local: Canto das fiandeiras, da folia de reis e roda de Gambá. 

Ampliação do  acesso e itinerância

Como estratégia para a expansão do alcance da mostra e para difundir filmes produzidos no território baiangoneiro, esta edição contará com uma circulação pelas comunidades de Riachinho, Uruana de Minas e Serra das Araras. Entre os dias 17 e 23 de outubro, os filmes vencedores da Mostra Competitiva serão exibidos em espaços públicos destas comunidades.

Mostra online

Mesmo retomando o formato presencial, a produção do festival decidiu dar continuidade à mostra virtual que já vem acontecendo desde 2020. Logo após sua realização presencial na vila de Sagarana, entre os dias 18 e 22 de outubro, os filmes da Mostra Competitiva e da Mostra Sertãozin serão disponibilizados gratuitamente no site cinebaru.com.br.

6° CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema

13 a 15 de outubro de 2022 – Vila de Sagarana

18 a 22 de outubro – mostra online em cinebaru.com.br

A programação é totalmente gratuita

Publicar comentário