×

<strong>“Pianíssimo – Um Musical De Tim Rescala” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com apresentação gratuita</strong>

“Pianíssimo – Um Musical De Tim Rescala” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com apresentação gratuita

A Escola vai à ópera com “Pianíssimo – Um Musical De Tim Rescala”

Pianíssimo- Um Musical de Tim Rescala_ Crédito da foto: Marcos Monteiro

A nova edição do projeto “A Escola Vai À Ópera”, idealizado pela maestrina e professora Maria José Chevitarese, traz um novo espetáculo voltado para o público infantil, “Pianíssimo – Um Musical de Tim Rescala”, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com duas apresentações gratuitas voltadas para o público infantil na Sala Mário Tavares do Theatro.

Contemplado no Edital Municipal Em Cena e com a realização da Ouro Verde Produções, “Pianíssimo” será encenado graças ao apoio institucional do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da UFRJ. “Pianíssimo” terá duas sessões no dia 24 de setembro, às 15h e às 17h30min, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal, com entrada gratuita

A escolha do musical escrito por Tim Rescala há 30 anos foi de Maria José Chevitarese, idealizadora do projeto e coordenadora das ações de canto coral do projeto “Um Novo Olhar”, parceria entre a UFRJ e a Funarte. 

“A Escola Vai À Ópera” já produziu dez óperas infantis, assistidas por mais de 25 mil crianças. Trabalhando há mais de 30 anos com o público infantil ela pôde perceber que as crianças são apaixonadas por óperas e musicais, mas, infelizmente, não têm acesso a esses tipos de espetáculos. A edição desse ano pretende contemplar esse público infantil com mais um bom espetáculo. 

“Queria uma obra musical que fosse alegre, com uma linguagem dentro do universo infantil, e que despertasse o interesse das crianças. ‘Pianíssimo’ é perfeito para essa proposta. É divertido, tem texto atual e de alta qualidade, assim como as músicas compostas por Tim Rescala”, empolga-se Maria José. 

OURO VERDE PRODUÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS LTDAS – CNPJ 11.504.050/0001-22 

O diferencial desta montagem para as anteriores é que sete cantores são formandos em música e canto lírico pela Escola de Música da UFRJ. Apesar de cada montagem ser diferente da outra, o interessante é que o espetáculo – em que o piano é o protagonista, tem alma e fala – já atravessou várias gerações em três décadas, sempre encantando crianças e adultos. 

“Fico muito feliz com cada remontagem de ‘Pianíssimo’ porque mostra que o musical pode agradar o público infantil de qualquer época. É ótimo quando encontro adultos que viram o espetáculo quando eram crianças e até hoje se lembram dele. Já conheci pessoas que viram 22 vezes o espetáculo”, conta Rescala. 

“Pianíssimo” foi o primeiro musical de Tim Rescala, que partiu de uma peça de concerto, estudo para piano, em que a intérprete falava com seu instrumento. O sucesso dessa primeira experiência – que rendeu prêmios, disco e livro, também premiado – estimulou o autor a escrever mais óperas e musicais. 

SINOPSE:

O musical de Tim Rescala conta a história de Clara, uma menina de nove anos, e um piano encantado. A menina era obrigada a ir às aulas de piano, mesmo sem gostar. Até que tudo muda, quando ela ganha um piano verdadeiro, um Steinway, e, como mágica, ele passa a falar, cantar e conversar com ela, revelando que seu maior medo é não ser tocado e ficar empoeirado num canto da sala, sendo tratado como um móvel qualquer. Surge então uma grande amizade entre Clara e seu piano, que, por meio da música, faz despertar os melhores sentimentos, as vontades de aprender a tocar, cantar, dançar, a criatividade e traz alegria para todos que a apreciam.

FICHA TÉCNICA:

Autor e Compositor (Música Original): Tim Rescala 

Direção Geral e Musical: Maria José Chevitarese

Assistente de Produção Musical: Isaias Ferreira 

Direção Cênica: José Henrique Moreira 

Elenco: Carolina Morel (Clara) / Paulo Maria (Carregador) / Renata Vianna (Gema) / Edilene Melo (Euterpe) / Guilherme Moreira (Steinway) / Iago Cirino (Kri-Kri) / Julia Riera (Leilinha) 

Participação: Isabele Barbiere Montanholi (Bailarina) / 

Bichos: Carolina Campos / Hosana Miguel dos Santos / Luana Nascimento / Nicole Costa / Rebeca Aira Chagas 

Direção de Movimento: Marcellus Ferreira 

Tratamento de Áudio: Zeh Netto 

Direção de Produção: Anacris Monteiro 

Produção executiva: André Garcez 

Assistente de Produção: Fernanda Capão, Luana Nascimento 

Cenografia: Andrea Renck 

Assistente de Cenografia: Sophia Chueke 

Estagiárias de cenografia: Larissa Sousa, Luana Rodrigues, Bruna Cimbra 

Cenotécnico: Humberto Silva JR. e equipe 

Figurino e caracterização: Leo Jesus 

Assistentes de figurino: Alice Araújo, Carla Teixeira e Carlos Almeida 

OURO VERDE PRODUÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS LTDAS – CNPJ 11.504.050/0001-22 

Estagiários de Caracterização e Figurino: Beatriz Gandra, Ellen Mucci, Joaquim Sotero, Nícolas Rodrigues, Stephanie Guimarães, Taiane Araújo e Yuri Ramundo 

Registro de Vídeo: Aurélio Oliosi 

Fotografia: Marcos Monteiro 

Operação de Luz: SUAT 

Design Gráfico: Fernanda Esteves 

Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes 

Coordenação de Projeto: Anacris Monteiro 

Realização: OURO VERDE PRODUÇÕES 

Apoio Institucional: UFRJ / ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ / FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA UFRJ / PROART / ECO / EBA / SUAT / THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA E GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 

SERVIÇO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: 

ÚNICO DIA:  DUAS APRESENTAÇÕES 

Dia: 24/09, sábado – às 15h e 17h30 

SALA MÁRIO TAVARES – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – RJ 

Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

INGRESSO GRATUITO – retirada pelo site Sympla. 

Lotação: 160 lugares. 

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos Duração: 60 minutos.

Publicar comentário