×

<strong>MUSEU DA CASA BRASILEIRA LANÇA PROJETO MUSICAL NO ÂMBITO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL</strong>

MUSEU DA CASA BRASILEIRA LANÇA PROJETO MUSICAL NO ÂMBITO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

‘INSTRUMENTOS MUSICAIS NA CASA BRASILEIRA – CONCERTOS COMENTADOS’ TEM CURADORIA DE ANNA MARIA KIEFFER E AMBIENTAÇÃO DE JOÃO MALATIAN
 

No contexto das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, o Museu da Casa Brasileira — instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta — com curadoria da cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer e ambientação de João Malatian, lança o projeto ‘Instrumentos Musicais na Casa Brasileira — Concertos comentados’. A proposta, que ocorre em paralelo à exposição ‘Independências: casas e costumes no Brasil’, aborda principalmente a música e os instrumentos ouvidos na casa brasileira, desde a chegada da família real até a abdicação de D. Pedro I.
 

No formato de três concertos comentados, que acontecerão nos dias 30/09, 07/10 e 14/10, sextas-feiras, às 19h30, as apresentações serão executadas com instrumentos de época. O projeto mostra um repertório baseado em informações coletadas por historiadores, musicólogos e viajantes, cuja prática pode ser observada na iconografia do período e teve como ponto de partida o fortepiano atribuído a D. Pedro I, instrumento que integra o acervo do Museu da Casa Brasileira.
 

“O programa musical contempla importantes compositores nascidos no Brasil, ou que viveram entre nós, além de obras de estrangeiros aqui executadas na época, complementadas por exemplos de música popular que chegaram até nós através da tradição oral”, comenta a curadora.
 

Para Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, “projetos como esse ampliam o repertório cultural proposto a partir das apresentações expositivas. No caso específico do período abordado, o público poderá conferir a interpretação de cantigas, modinhas e lundus, além de serenatas de vários compositores”.

Concertos comentados

No dia 30 de setembro, às 19h30, o show será ‘Onde canta o sabiá’ e serão apresentados instrumentos de teclado, como cravo e fortepiano, tocados na casa brasileira na virada do século XVIII para o XIX, em solo, em duo com diferentes tipos de flautas ou acompanhando a voz.
 

Para o segundo concerto, ‘Memórias Concertantes’, que acontece no dia 07 de outubro, o destaque é para a presença dos instrumentos de arco no Brasil tocados, em muitos casos, por instrumentistas que fizeram parte da Capela Real, considerada por muitos visitantes como um dos mais sofisticados conjuntos vocais – instrumentais de seu tempo
 

Para encerrar os shows, no dia 14 de outubro, o concerto ‘A Cidade e o Campo’ destacará os instrumentos usados na música popular e tradicional do período, como a viola de arame, da família das guitarras barrocas, além da harpa, anteriormente utilizada na igreja para acompanhar os ofícios litúrgicos e, no período aqui abordado, como instrumento de salão, recriando – ao lado da viola – antigas folias e fandangos executados na corte para entretenimento da princesa espanhola Carlota Joaquina, consorte de D. João VI.

Para alcançar ainda mais pessoas com o projeto, os três concertos também serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Museu da Casa Brasileira.

SERVIÇO:

Instrumentos Musicais na Casa Brasileira — Concertos comentados

‘Onde canta o sabiá’

Dia 30 de setembro, sexta-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Intérpretes: Maria José Carrasqueira, cravo e fortepiano; André Cortesi, flautas históricas; Anna Maria Kieffer, meio-soprano, curadoria e comentários. Ambientação de João Malatian.

Memórias Concertantes

Dia 07 de outubro, sexta-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Intérpretes: Conjunto MusicaRara – Paulo Henes, violino; Alesi Souza, rabeca e violino; Alceu Camilo Jr, violino e viola; Renato Amaral, cello; Direção Musical, Paulo Hennes e André Cortesi; Anna Maria Kieffer, meio-soprano, curadoria e comentários. Ambientação de João Malatian

A Cidade e o Campo

Dia 14 de outubro, sexta-feira, às 19h30

Entrada gratuita

Intérpretes: Gisela Nogueira, viola de arame; Silvia Ricardino, harpa; Eduardo Janho-Abumrad, baixo; Anna Maria Kieffer, meio-soprano, curadoria e comentários. Ambientação de João Malatian

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2705 — Jardim Paulistano, SP

O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público.

Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MCB.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​

Sobre Anna Maria Kieffer

Cantora e pesquisadora, dedica-se à pesquisa e à divulgação da música antiga, da memória musical do Brasil e da música vocal contemporânea, tendo participado como curadora, criadora e intérprete de festivais no Brasil, Américas e Europa. É autora de trilhas sonoras para cinema, exposições e espaços museológicos, bem como de roteiros para obras interdisciplinares de sua concepção. Está associada ao Studio de Pesquisas de Bruxelas -SRSEA e é membro da EMF — Electronic Music Foundation, em Albany, Nova York. É fundadora e diretora de AKRON – projetos culturais, que inclui a produção de música, cinema e livros.

Publicar comentário