×

<strong>EM TEMPOS DE FAKE NEWS, CULTURA FM EXIBE ESPECIAL </strong><em><strong>ERA TUDO MENTIRA, MAS NINGUÉM SABIA</strong></em><br> 

EM TEMPOS DE FAKE NEWS, CULTURA FM EXIBE ESPECIAL ERA TUDO MENTIRA, MAS NINGUÉM SABIA
 


RÁDIO-ENCENAÇÃO LEVA AOS OUVINTES OS BASTIDORES DA PEÇA A GUERRA DOS MUNDOS, NO DOMINGO (25/9), A PARTIR DAS 19H 


Neste domingo, dia 25 de setembro, data de aniversário de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiofonia no Brasil, estreia na Rádio Cultura FM a rádio-encenação Era tudo mentira, mas ninguém sabia. A partir das 19h, o especial leva aos ouvintes os bastidores de uma peça que foi capaz de assombrar os Estados Unidos e traz para o debate público os perigos em torno das Fake News. 

O ano era 1938, quando o então jovem Orson Welles transmitia, ao vivo, pela Columbia Broadcasting System, uma versão adaptada do romance A Guerra dos Mundos. O enredo, tirado do livro de ficção escrito pelo autor inglês H.G.Wells, conta a história de uma invasão alienígena ao Planeta Terra que, aos ser adaptada para o rádio por Welles através de um hipotético boletim de notícias, foi tomada pelos ouvintes como um acontecimento verídico. 

Em um formato diferenciado e audacioso, o especial conta com uma equipe de quatro rádio-atores e um sonoplasta, encarregados de reconstruir a potência sonora deste importante evento que entrou para a história, ao iluminar questões sobre os limites éticos da comunicação de massa e a fronteira tênue capaz de discernir os fatos das mentiras. 

“Era tudo mentira, mas ninguém sabia” remete ao passado e o ouvinte experimenta a sensação de saudade dos tempos em que a dramaturgia era destaque na programação das emissoras. Além do saudosismo, o programa cumpre uma importante missão de manter o público em alerta neste período em que a mentira torna-se cada vez mais um argumento da discussão política. 

O caldeirão que junta eleições, o perigo das Fake News e as datas comemorativas do rádio – centenário do início da radiofusão no Brasil e os 45 anos de existência da Cultura FM -, corrobora para que a rádio-encenação de A Guerra dos Mundos venha em boa hora, oferecendo entretenimento com informação da mais urgente importância. 

A apresentação é de Daniela Theller, Heitor Goldflus, Kátia Daher, Laerte Mello e Sibélius de Toledo, da Cia Soluço de Rádio Atores, com produção e direção de Chico Carvalho. 

Vai ao ar pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3MHz) e também pelo aplicativo Cultura Digital.

Publicar comentário