“Deixa ela tocar”

“Deixa ela tocar”

Curta documentário apoiado pela UBC aborda questões sobre o machismo e sexismo na música

Com direção e roteiro de Carol Crispim, filme será lançado no dia 22 de setembro, no YouTube e Instagram da União Brasileira de Compositores

O clima é de hostilidade para a mulher que quer ser músico profissional”, “Tem que colocar as mulheres para trabalhar e tem que ir para a prática no discurso”. Essas são algumas das declarações feitas por mulheres instrumentistas na abertura do curta documentário “Deixa ela tocar”, filme de Carol Crispim, A&R na UBC, com produção da Groove Lab. O filme aborda as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que escolhem fazer carreira tocando um instrumento em uma sociedade em que isso foi negado durante anos.

Com temas como machismo e sexismo no mercado da música, trazendo dados do último relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, estudo divulgado pela UBC em março de 2022, que mostra que apenas 7% do mercado de músicos acompanhantes são ocupados por mulheres musicistas, o documentário de 7 minutos será lançado no dia 22/09, nos canais da UBC (YouTube e Instagram), e terá lançamento presencial no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, às 18h30, aberto ao público. O filme foi contemplado pelo edital Foca e é apresentado pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.

“Um filme sobre existir e resistir como mulher instrumentista no mercado da música”, comenta a diretora.

“Deixa ela tocar” foi gravado no Centro de Referência da Música Carioca no primeiro semestre de 2022 e conta com depoimentos e performances de artistas como Carol Panesi (violinista), Larissa Umaytá (percussionista), Maíra Freitas (pianista), Marfa Kourakina (baxista) e outras. Além disso, faz uma homenagem às mulheres que abriram caminhos, como Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença e Monica Millet. O documentário conta ainda com a declamação de uma poesia exclusiva da artista e ativista Bia Ferreira. 

Sobre a diretora:

Carol Crispim é formada em Produção Cultural com especialização em Música e Negócios. Atuou durante 8 anos no mercado da música e do audiovisual como produtora artística, diretora de produção e produtora executiva. Atualmente é A&R na UBC. 

FICHA TÉCNICA – “DEIXA ELA TOCAR”

Roteiro e direção: Carol Crispim

Desenho de luz: Tainã Miranda
Direção de fotografia:  Filipe Tomassini
Finalização e Motion: Jonas Feitosa

Produção: Milena Godolphim

Designer: Flavia Marcatti

LANÇAMENTO

Data: 22 de setembro (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Memorial Municipal Getúlio Vargas

Endereço: Praça Luiz de Camões, s/n, subsolo – Glória, Rio de Janeiro

Gratuito

ASSISTA AO FILME NOS CANAIS DA UBC:

YOUTUBE

INSTAGRAM

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *