×

A CTI – Cia Teatro da Investigação – estreia <strong><em>É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora</em></strong><em> sobre festas como formas de mobilização social </em>

A CTI – Cia Teatro da Investigação – estreia É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora sobre festas como formas de mobilização social 

Figura 1. CTI. Créditos: Edu Brisa

“Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura”

A partir do dia  23 de setembro de 2022, a Cia Teatro da Investigação apresenta em sua sede (Rua Oti, 212 – Vila Ré – São Paulo) o espetáculo É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora. A obra é uma investigação do grupo acerca da construção da poética do Teatro-Baile, que estuda a festa como possibilidade de mobilização social na criação de um novo espetáculo-festa. Algumas referências musicais e dramatúrgicas, como as obras de Patativa do Assaré, Dominguinhos e J.Borges foram inspiração para a encenação, assim como as danças populares como base para um corpo de cena brincante. 

A dramaturgia e direção é de Edu Brisa, a direção musical é de Fernando Alabê e o elenco é composto por Cris Camilo, Harry de Castro e Gustavo Guimarães. Também estão em cena as musicistas Bia Nascimento e Fefê Camilo. O trabalho representa um avanço cênico do grupo, que faz sua pesquisa em torno do Teatro-Baile há mais de dez anos. 

Segundo Edu Brisa, a obra procura trazer ao público a experiência de um festejo que também é teatral. Essa conexão se dará por meio de uma estrutura de festa com intervenções de dança e de teatro, exaltando as referências populares e contando a história de três personagens da cultura popular que recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora. Enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar o festejo.

_________________________

Aqui no fundo do meu chapéu, não deu cobre, não deu ouro, o meu tesouro é

esperançar! Calma aí, pera lá. Tem um escrito aqui, é uma encomenda, Maria me

acode, pra que eu compreenda! Aqui diz: esse pedido é urgente e será pago à vista!

Serão moedas de ouro pra alegrar o coração do artista. Preste atenção na

encomenda pois ela é divida em três. Pra festa de coroação de nossa senhora, e

pro sustento de vocês. Preciso que se faça o seu manto no azul, mais azul que já se

viu, um apetrecho pra adorno de cabeça no ouro mais brilhante do Brasil e uma

canção de coroação pra mãe de todos os fios!

Trecho do espetáculo

_________________________

Edu conta que o espetáculo traz também em sua concepção uma fusão da cultura popular com as ideias defendidas pelo filósofo russo Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895 – 1975) sobre a festa como um lugar de libertação para o povo. “Conceitualmente a festa não tem patrão, não tem censura. É um lugar fraternal que oferece uma relação de trocas”, diz Edu Brisa. 

SINOPSE

Três personagens da cultura popular recebem uma encomenda para preparar a festa de coroação de Nossa Senhora, enfrentando a realidade de um Brasil sem coração, os três buscam sobreviver e realizar o festejo.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e direção: Edu Brisa

Elenco: Cris Camilo, Harry de Castro e Gustavo Guimarães

Músic@s: Bia Nascimento e Fefê Camilo

Preparação corporal: Val Ribeiro

Direção Musical: Fernando Alabê

Orientação artística: Ednaldo Freire, Cleydson Catarina e Cida Almeida

Figurinos: Samuel Cabral

Cenografia: Cia Teatro da Investigação 

SERVIÇO

É Tempo de Festa pras Bandas do Coração de Nossa Senhora 

Temporada: 23 de setembro a 29 de outubro de 2022. 

Sextas e sábados, 20h; e domingos, 18h

*No dia 02/10 não haverá espetáculo devido as eleições.

Local: Sede CTI – Teatro-Baile

Endereço: Rua Oti, 212 – Vila Ré – São Paulo (SP)

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 80 pessoas

Duração: 60 minutos

Ingressos: Gratuito

Publicar comentário