×

Vem aí o Festival do Queijo Artesanal de Minas!

Vem aí o Festival do Queijo Artesanal de Minas!

Evento, promovido nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em BH, vai reunir o que há de melhor na produção do estado

Belo Horizonte recebe, neste mês, a 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Organizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg, o evento será nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Parque da Gameleira, e vai oferecer ao público uma programação voltada para produtores e admiradores da iguaria.

Minas Gerais é responsável por 40% da produção nacional de queijo. Com a maior bacia leiteira do país, produz 9,7 bilhões de litros por ano. A quantidade é superior à que é destinada à fabricação de queijos em todo o país, de 8,7 bilhões de litros, segundo o IBGE. Além disso, o Queijo Minas Artesanal é um dos símbolos da gastronomia mineira e admirado no Brasil e no exterior, conquistando cada vez mais mercados com seus sabores diferenciados. 

Para o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, o Festival do Queijo Artesanal de Minas já é um evento consolidado no calendário da instituição, que promove o encontro entre os produtores queijeiros de 10 regiões de Minas e o público em geral. “O evento deixa claro o alto nível dos queijos produzidos no nosso estado, além de ser a oportunidade de mostrar como os cursos oferecidos pelo Sistema Faemg colaboram para o fortalecimento deste segmento. Temos dezenas de produtores rurais capacitados e premiados – nacional e internacionalmente –, que têm no Festival a oportunidade de dar visibilidade aos seus produtos, promovendo assim, novos negócios”, afirma Salvo.

Após dois anos de muita expectativa, o evento retorna de forma presencial, em um espaço mais amplo para receber, com toda a segurança, um público estimado em 8 mil pessoas.  Além de rodadas de negócios, seminários, oficinas, entre outros, durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar e servir pratos elaborados com a iguaria. Cada chef representará uma das 10 regiões produtoras presentes no evento, (Diamantina, Serro, Triângulo Mineiro, Alagoa, Araxá, Cerrado, Serra do Salitre, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Campo das Vertentes, Mantiqueira de Minas e Canastra).

“A produção de queijo artesanal é uma atividade tradicional de vários municípios mineiros e tem grande importância para a economia e identidade sociocultural do estado, além de ser a principal atividade geradora de renda para várias famílias. Em uma busca permanente pela melhoria da qualidade de seus queijos, os produtores contam com o apoio do Sebrae Minas por meio de orientações e parcerias em pesquisas e consultorias técnicas e gerenciais, que diferem a iguaria produzida em Minas Gerais de qualquer parte do mundo. Além disso, promove ações como este festival, que valoriza nossa cultura, nossas origens produtoras, gerando novas oportunidades de negócios e aumentando a renda dos produtores rurais”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.

A cultura do QMA

O Queijo Minas Artesanal (QMA) é um produto que carrega em seu processo de fabricação uma técnica histórica, que remonta ao tempo dos colonizadores. É um queijo feito em pequenas propriedades rurais, utilizando receitas tradicionais e familiares, passadas com carinho de geração em geração, que preservam a identidade cultural do povo mineiro e o mesmo sabor marcante degustado pelos nossos antepassados.

O sabor dos queijos artesanais varia de acordo com a região onde é produzido, sendo influenciado pela altitude, pelas características do solo onde as vacas pastam, pelo clima da localidade, pelo tipo de vegetação, pela água, entre outros fatores que propiciam sabores únicos aos queijos de cada parte do estado. 

Realização

O evento é uma realização do Sebrae Minas e Sistema Faemg, conta com o apoio do Centro Universitário UNA e produção da Panda Inteligência em Eventos.

Serviço

EVENTO: 4ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas 

LOCAL: Parque de Exposições da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte)  

DATA: 23/09 – 18h às 22h  

24/09 – 11h às 22h 

25/09 – 10h às 18h

  Mais informações e vendas de ingressos: www.festivalqam.com.br

Publicar comentário