×

<strong>Exposição Orações de Conceição, da fotógrafa Daniella Rosário, chega a Ribeirão Preto</strong>

Exposição Orações de Conceição, da fotógrafa Daniella Rosário, chega a Ribeirão Preto

Abertura será dia 15/09, às 17h, com presença do curador Marcelo Greco e palestra do fotógrafo Juan Esteves. Mostra segue até dia 30/09, na PB Arts Gallery

Ribeirão Preto recebe a exposição “Oração de Conceição”, da fotógrafa Daniella Rosário, nascida na cidade. A abertura acontecerá dia 15 de setembro, a partir das 17h, na PB Arts Gallery, com a presença do curador Marcelo Grecco e palestra do renomado fotógrafo Juan Esteves.

A mostra se originou de um trabalho que realizado há cerca de 30 anos, na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, na região de Ribeirão Preto, onde a artista passou a infância. “A Daniella fotografou duas gerações de crianças, filhas de trabalhadores, que atuaram e trabalhavam nessa fazenda. Elas tiveram a oportunidade de ter uma vida lúdica e em contato com a natureza na sua infância. Isso tem uma forte ligação com a história da própria artista, que também cresceu nesse lugar”, explica o curador da exposição, Marcelo Greco. 

“O trabalho não é uma documentação no sentido mais clássico, é um registro mais poético, porque todo o processo de curadoria foi pensado em misturar as crianças dessas duas gerações tão distintas. Inclusive, temos registros de crianças em uma primeira fase e que depois se tornaram mães das crianças que estão na segunda fase dos registros”, aponta ele. 

Para Daniella, expor em sua cidade natal é muito importante e a faz lembrar do que a levou a iniciar este trabalho. “Em 1997 perdi meu pai, Hermano Jordão dos Santos. Meu chão simplesmente sumiu. Fui buscar minha paz no passado, para entender o presente e viver meu futuro. Foi quando iniciei as imagens que aqui mostro, na fazenda Nossa Senhora da Conceição. A energia vital destas crianças me renovou, trazendo de volta meus dez anos de infância nela passados. Um solo que aqueceu minha família, que manteve nossos vínculos e principalmente nosso amor. Em 1998, com a exposição “Luz da Infância” resgatei o que tinha ficado para trás: amor, a segurança e a paz. “Orações de Conceição”, celebra essa nossa existência e o futuro que está por vir”, explica a fotógrafa. 

A exposição exibe 33 obras que transitam entre o colorido e o preto e branco e fica em cartaz até o dia 30 de setembro. 

Sobre Daniella Rosário – Nascida em Ribeirão Preto, graduada em Comunicação Social pela Unaerp em 1990, Daniella entrou em contato com o mundo profissional da fotografia em sua época de faculdade, aos 18 anos. Desde então se dedica a fotografar trabalhos autorais. Ganhou prêmios, realizou exposições em várias cidades, matérias em revistas e jornais. Com trabalhos publicados em um site profissional, chamou a atenção da Rede Globo, que usou suas fotos no contexto da novela Desejos de Mulher. Um ano depois foi procurada pela equipe de Hans Donner para fazer imagens para a abertura da novela Mulheres Apaixonadas e ficou nacionalmente famosa – tema de uma matéria na edição 80 de Fotografe.O relacionamento com a equipe global abriu novas portas para ela, que também foi convidada para fazer retratos que abriram o seriado Os Normais, também em 2003. Outras informações sobre o trabalho de Daniella Rosário podem ser obtidas em seu instagram oficial @daniellarosario.

Serviço

“Oração de Conceição”

Local: PB Art Gallery

Endereço: R. Altíno Arantes, 795 – Jardim Sumaré, Ribeirão Preto (SP)

Data: de 15 a 30 de setembro de 2022

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h

Publicar comentário