×

<strong>INFFINITO REÚNE ATORES, DIRETORES E PRODUTORES EM MIAMI PARA EDIÇÃO PRESENCIAL DO FESTIVAL </strong>

INFFINITO REÚNE ATORES, DIRETORES E PRODUTORES EM MIAMI PARA EDIÇÃO PRESENCIAL DO FESTIVAL 

De 10 a 25 de setembro, a 26ª edição do Inffinito Film Festival exibirá em formato híbrido 69 filmes inéditos nos Estados Unidos, com homenagem à produtora Debora Ivanov e show de Adriana Calcanhotto em Miami 

Cerimônia de encerramento (17/09) terá show de Adriana Calcanhoto. Foto: Leo Aversa 

A 26ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival começa no dia 10 de setembro, no formato presencial, em Miami. Estão confirmadas as presenças da cantora Adriana Calcanhotto, dos atores Eduardo Moscovis (Ela e Eu), Suzana Pires (júri), Bárbara Paz (Por que você não chora?), Monique Alfradique (Bem-vinda a Quixeramobim); dos diretores Laís Bodanzky (A Viagem de Pedro), Gustavo Rosa de Moura (Ela e Eu), Sebastiban Barriuso (júri – diretor de El Tradutor) e Lô Politi (Sol); e dos produtores Tiago Rezende (Eike, Tudo ou Nada), Liliana Kawase (Brazilian Beats) e a homenageada do festival, Debora Ivanov

O Inffinito Film Festival é o maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior. De 10 a 25 de setembro, serão exibidas nos Estados Unidos, em formato híbrido, 69 produções brasileiras, inéditas nos Estados Unidos (lista completa abaixo). O festival começa com um evento ao ar livre em Miami e marca a volta da mostra competitiva presencial, com exibições no MDC’s Tower

Theater Miami, e show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell. As já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano, reúnem 57 filmes, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online – primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro. 

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de 2000 filmes nacionais para um público maior de 2 milhões de pessoas. 

MÚSICA E CINEMA EM MIAMI – No dia 10 de setembro, em Miami, a noite de abertura será no New World Center, com entrada gratuita e apresentação musical do Instituto Flauta Mágica, que ensina balé, canto e flauta doce a crianças da periferia de Cuiabá/MT, há 24 anos (www.flautamagica.org.br). Após a apresentação, o público assistirá ao consagrado filme Pixinguinha, um Homem Carinhoso, dirigido por Denise Saraceni e Allan Fiterman e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo. Veja o trailer oficial do filme: 

https://www.youtube.com/watch?v=LUqSZ8J3XJg).

CURADORIA – A curadoria de longas do Inffinito Film Festival é composta pela cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito Adriana L. Dutra, pelo crítico de cinema Ricardo Cota. A produtora audiovisual Malu de Martino assina a curadoria de documentários e a produtora Laura Fernandes, a de curtas-metragens, junto com Adriana L. Dutra. 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS – De 11 a 16 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens acontecerá no Tower Theater Miami. A diversidade de temas e estilos confere à seleção de longas em competição um ar de panorama do Brasil contemporâneo. O país vive um momento de imersão nos próprios problemas, que vão de crises existenciais (Por que você não chora?) e familiares (Sol) a lutas particulares de mulheres (Mar de Dentro) e negros (Medida Provisória). Os gêneros também se estendem da comédia rasgada (Bem-vinda a Quixeramobim) a retratos de personalidade tão distintas quanto as do músico Pixinguinha (Pixinguinha, Um Homem Carinhoso) e a do empresário Eike Batista (Eike – Tudo ou Nada). 

Na mostra paralela, os cinco filmes selecionados mantêm o tom de pluralidade, sobretudo estética, exibindo obras que dialogam com o teatro (Antígona 442 A.C), a memória (Doutor Gama), a literatura (O Auto da Boa Mentira) e a luta constante por reconhecimento ancestral dos povos indígenas (Rama Pankararu). São filmes que oferecem ao espectador uma oportunidade única de conhecer os problemas, mas sobretudo a riqueza cultural do Brasil, país que encontra na arte a sua mais completa tradução. 

PREMIAÇÃO E SHOW DE ADRIANA CALCANHOTTO – A cerimônia de encerramento e entrega dos Troféus Lente de Cristal nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Ator (júri oficial) e Melhor Filme do Público, Melhor Curta-Metragem, Melhor Documentário (pelo voto popular) será no dia 17 de setembro, no Miami Beach Bandshell. A noite terá apresentação da banda Johnny’s, seguida do filme Amazon/Amazônia, de Thierry Ragobert e do show Adriana Calcanhotto In Concert, além da homenagem à produtora Debora Ivanov. 

MOSTRA ESPECIAL DEBORA IVANOV – O 26º Inffinito Brazilian Film Festival exibe uma mostra especial a produtora Debora Ivanov, responsável pela produção de mais de 60 filmes brasileiros. Advogada de formação, ela foi diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo e integrou o

Conselho Consultivo da SPCine. Fundou em Santos o Instituto Querô, ONG voltada para jovens de baixa renda da região portuária de Santos que promove capacitação na indústria audiovisual. Em 2000, tornou-se sócia da produtora Gullane Filmes e produziu dezenas de filmes, entre eles Que Horas Ela Volta?, Até Que a Sorte nos Separe, Uma História de Amor e Fúria, entre muitos outros. Foi nomeada diretora da ANCINE em 2015. Em 2017, assumiu a presidência da Agência até 2020. 

DOCUMENTÁRIOS – O tamanho do Brasil é proporcional à diversidade de temas que perpassam as histórias que os documentaristas submeteram a esta seleção. A multiplicidade foi tanta, que a curadoria resolveu propor recortes para poder levar, ao público, um panorama mais amplo do que compõe a safra recente de documentários de realizadores brasileiros. À já consolidada mostra competitiva se somaram outras: a “Ritmos do Brasil”, que viaja pela pluralidade da música brasileira, e a “Brasil Urgente”, que ressalta tópicos que não podem sair da pauta nos nossos dias. 

MOSTRA VIRTUAL -De 10 a 25 de setembro, a programação para todo o território americano acontecerá na plataforma http://www.inff.online. Em 6 salas virtuais, serão exibidos 57 filmes, sendo 10 de competitiva de documentário, 19 de competitiva de curta-metragem, 28 de mostras paralelas. A programação completa está disponível no site. Nas mostras em competição virtual (Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem), o voto é realizado virtualmente pelo público e está disponível na sala de exibição na plataforma www.inff.online . 

JURADOS – O Inffinito Film Festival reúne neste ano jurados com importantes trajetórias no mercado audiovisual brasileiro, americano e latino. São eles: 

Sebastian Barriuso é um premiado cineasta e empresário nascido em Havana, Cuba. Seu trabalho foi apresentado nos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, incluindo Sundance e Berlinale, ganhando vários elogios. Mais recentemente, Sebastian teve a honra de representar seu país natal no 92º Oscar na corrida pela recém-renomeada categoria de Melhor Filme Internacional. Sebastian também é membro do Comitê de Programação do Festival de Cinema de Miami e da Rede EAVE. Ele mora entre Havana, Toronto e Miami. 

Julia Priolli é formada em Jornalismo pela PUC-SP e roteirista com especialização em Columbia University. Julia atualmente é lider do time de Drama do Amazon Studios, responsável por séries como “DOM” de Breno Silveira (Conspiração Filmes) e “Cangaço Novo”, de Fabio Mendonça e Aly Muritiba, que será lançado ano que vem no Prime Video. Julia foi gerente de conteúdo original Na Fox Networks Group e supervisionou a dramaturgia das séries “Impuros”, “Insânia” e “1 Contra Todos” -indicada ao Emmy Internacional duas vezes. Roteirizou séries do canal GNT como “Lili, a Ex” e “Tempero Secreto”. Foi professora de roteiro no Centro Cultural Barco e na Roteiraria entre os anos de 2017 e 2020. 

Joanne Butcher, distribuidora independente, trabalha com cineastas internacionais há mais de 20 anos. Ela trabalhou com centenas de produtores, escritores e diretores internacionais, particularmente dos EUA, Reino Unido, Brasil, Cuba e Caribe. Nos últimos 5 anos, Joanne foi empresária e coach de negócios para 100 cineastas que agora têm 13 longas-metragens em distribuição, com mais 5 saindo nos próximos 6 meses. Muitos de seus clientes têm filmes em festivais, ganhando prêmios e alcançando a visibilidade que sempre sonharam. Seus clientes atuais têm 108 longas-metragens em vários estágios de desenvolvimento, do roteiro à distribuição, no documentário e na ficção. Sua especialidade é ajudar cineastas a arrecadar fundos para que seus projetos sejam feitos e distribuídos globalmente. 

Joel Zito Araújo, diretor, roteirista e produtor-executivo, é conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), Raça (2013) e Meu Amigo Fela (2019), com vários prêmios internacionais. Seus novos trabalhos lançados em 2022 são: o longa ficcional O Pai da Rita, baseado em uma música de Chico Buarque, que fez sua première na Mostra Internacional de Cinema SP 2021, e a série documental realizada para a HBOMAX , PCC – Poder Secreto, que alcançou já no primeiro final de semana o Top 1 do canal no Brasil e o Top 2 na América Latina.

Suzana Pires, atriz, produtora executiva e empresária, estrelou dezenas de filmes, séries de TV e peças de teatro. Ela é a primeira escritora brasileira a frequentar e se formar no prestigiado Sundance Directors Lab, e passou a quebrar a barreira de gênero do país, tornando-se a primeira atriz protagonista a virar roteirista principal e showrunner. Além de seu aclamado trabalho no cinema e na TV, Suzana é amplamente conhecida no Brasil como autora e empresária, promovendo a mensagem de empoderamento feminino através de seu instituto e livro “Dona De Si”. Mais recentemente, Suzana fez a transição do Brasil para Los Angeles, onde começou a desenvolver TV e Cinema para o mercado internacional mais amplo, enquanto continua defendendo as questões que enfrentam seu país natal. 

John Maass, cineasta americano, produziu diversos longas-metragens, documentários e podcasts, todos ambientados em seu estado natal, a Flórida. John coproduziu e escreveu recentemente o popular podcast de crimes verdadeiros, “Chillingworth”, a história do crime mais notório da história de Florida. Ele e seus parceiros, Texas Crew Productions, estão agora desenvolvendo uma série para TV. 

Liliana Kawase, produtora independente, nasceu em Salvador, Bahia e cresceu no Rio de Janeiro. Viveu por alguns anos em cidades como São Paulo, Bruxelas e Nova York antes de voltar para Miami. Ela tem um doutorado em Engenharia Elétrica e trabalhou por muitos anos no campo como pesquisadora e professora. Há alguns anos, ela decidiu realizar seu sonho de juventude de atuar na indústria cinematográfica. Ela agora é cofundadora de uma produtora independente de filmes, investidora e influenciadora. Ela participou de algum importante festival de cinema ao redor do mundo (Berlinale, Cannes, Jaipur, Hamptons) como produtor de filmes. 

LISTA COMPLETA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SELECIONADAS: 

Mostra Universitária 

Alice dos Anjos de Daniel Leite Almeida 

Abertura do festival 

Pixinguinha, Um Homem Carinhoso, de Denise Saraceni e Allan Fiterman 

Hors Concours 

Brazilian Beats, de Tiago arakalian 

COMPETITIVA LONGA-METRAGEM 

Medida Provisória, de Lázaro Ramos 

Mar de Dentro, de Dainara Toffoli 

Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes 

Sol, de Lô Politi 

Eike – Tudo ou Nada, de Andradina Azevedo e Dida Andrade 

Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral 

Ela e Eu, de Gustavo Rosa de Moura 

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky 

Abertura da Mostra Homenagem 

Amazônia, de Thierry Ragobert 

Competitiva Documentário 

O Melhor Lugar do Mundo é Agora, de Caco Ciocler 

O Circo Voltou, de Paulo Caldas 

Eneida, de Heloisa Passos 

Você Não Sabia de Mim, de Alan Minas 

Sinfonia de Um Homem Comum, de José Joffily 

Já Que Ninguém me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães 

Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari 

Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun 

Belchior – Apenas Um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias

ROLÊ – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas 

Competitiva Curta-metragem 

Carta para Glauber, de Gregory Baltz 

Era uma Vez uma Princesa , de Lisiane Cohen 

Benzedeira de San Marcelo e Pedro Olaia 

Abscesso, de Bianca Iatallese 

Como Respirar Fora D’água, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros 

Só Mais Uma Frase, de Giulia Bertolli 

Romance, de Karine Teles 

Da Janela Vejo o Mundo, de Ana Catarina Lugarini 

Chão de Fábrica, de Nina Kopko 

O Fundo dos Nossos Corações, de Letícia Leão 

Trovão sem Chuva, de Bruno Bini 

Itinerário de Cicatrizes, de Gloria Albues 

Ibeji ibeji, de Victor Rodrigues 

Enquanto Seu Lobo Não Vem, de Jorge Farjalla 

Ato, de Bárbara Paz 

Liberdade, de João Manteufel 

Fim do Dia, de Rafael Raposo 

O Formoso, de Roberto Leite 

Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet 

Paralela Ficção 

O Auto da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte 

Antígona 442 A.C., de Maurício Farias 

Meu Nome É Bagdá de Caru Alves, de Souza 

Doutor Gama, de Jeferson De 

Rama Pankararu, de Pedro Sodré 

Ritmos Brasil 

Gilberto Gil Antologia Vol.1, de Lula Buarque de Hollanda 

Manguebit, de Jura Capela 

Aquilo Que Eu Nunca Perdi, de Marina Thomé 

Dois Tempos, de Pablo Francischelli 

Uma Garota Chamada Marina, de Candé Salles 

Cantos Espirituais, de Andre Schultz, Eduardo Xocante, Denise Schultz, Lucas Margutti, Mauro Heitor A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski 

Panorama Doc 

Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou, de Bárbara Paz 

A Quem Interessa a Ignorância?, de Alexandre Carvalho 

A Arte de Se Reinventar, de Pedro Garrido 

Lobby do Batom, de Gabriela Gastal 

8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente, de Carla Camurati Voluntário****1864, de Sandra Kogut 

O Presidente Improvável, de Belisário Franca 

Homenagem Débora Ivanov 

Uma História de Amor e Furia, de Luiz Bolognesi, Jean Cullen De Moura e Marcelo Fernandes De Moura; Que horas Ela Volta?, de Anna Muylaert 

As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky 

4×100 – Correndo Por Um Sonho, de Tomas Portella 

O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra 

Querô, de Carlos Cortez

Crianças Invisíveis, de Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan Scott, Ridley Scott, Stefano Veneruso e John Woo 

Seu Nenê da Vila Matilde, de Carlos Cortez 

Geraldo Filme, de Carlos Cortez 

O 26º Inffinito Brazilian Film Festival contou com o apoio das seguintes empresas e governos: 

Esse programa é patrocinado pelo Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor and Board of County Commissioners, Miami-Dade County Tourist Development Council, City of Miami Beach Cultural Affairs Program, Cultural Affairs Council, Garcia Family Foundation e Titanio Films. 

Embaixadoras Inffinito: Laura Fernandes, Liliana Kawase e Renata Garcia 

Cia Aerea Oficial: American Airlines 

Hotel Oficial: Palihouse – Miami Beach 

Apoio: MDC’s Tower Theater Miami, Miami Beach Bandshell, Little Brazil Restaurant e ATC Cargo Apoio de Midia: AcheiUSA Newspaper, Acontece Magazine e Radio Florida Brazil 

Promoção: GloboPlay 

Amigos do Festival: Florida International University, FIU – Dept of Modern Languages, FIU – Kimberly Green Latin American and Caribbean Center, New World Center, BACC – Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Centro Cultural Brasil USA, Doral Charter Upper School, Ronald W. Regan Doral Senior High, Ada Merritt, Morningside K8 Academy, NExperience, Talita Pinheiro PA, Rio’s Pet Spa and Boarding, Bodega Santa Julia, Tito’s Vodka, Brahma, Miami Alkaline Water, Brady Law Firm, Sfihas Brazil, Coconutblast, Rejuvchip, One Concept Clinic, Chef Ana Montag, and Sushi Sake. 

Realização e produção: Inffinito

Publicar comentário