×

<strong>Leyla Lobo lança “20 poemas e um segredo”, pelo selo feminino Maat, da Ibis Libris Editora, no próximo dia 15, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon</strong>

Leyla Lobo lança “20 poemas e um segredo”, pelo selo feminino Maat, da Ibis Libris Editora, no próximo dia 15, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Leyla Lobo lança o livro  “20 poemas e um segredo”, pela Ibis Libris Editora, no próximo dia 15 de setembro, na Livraria da Travessa Leblon, onde confirma seu talento para a poesia, sejam elas pequenas ou grandes, mas sempre com personalidade e o reflexo das emoções que a autora imprime em cada linha. 

A obra é capaz de falar a cada leitor como se tivesse sido escrita para ele pessoalmente, unindo todas essas almas em uma corrente de beleza, de libertação, de diversidade cultural, de pertencimento. “20 poemas e um segredo” chega como candidato a livro de cabeceira, atemporal, companheiro, eterno. Além disso, foi editado pelo selo Maat, criado pela Ibis Libris para empoderar escritoras mulheres e seu lançamento faz parte das comemorações dos 22 anos da editora.

Leyla Lobo pediu o prefácio à poeta e educadora Natália Parreiras, que preferiu fazer um poema, “A lei de Leyla”, para apresentar a autora.

Em seu Poema-prefácio, Natália diz:

Prefaciar Leyla?!

Só se eu não fosse,

de sua lei, seguidora,

leitora e aprendiz,

a saber nas matilhas

a força-motriz

que nos lidera.

Sem mais mártires

ou juízes:

Leyla,

por si só,

aqui,

se anuncia.

Além disso, a capa do livro tem foto de sua filha, Luiza Lobo, do mar de Ipanema, a quem ela também agradece no livro.


Sobre o livro –  Texto de apresentação de Thereza Christina Rocque da Motta


“Neste novo livro, Leyla Lobo leva sua voz amiga e confortadora, sempre atenta a cada um que a cerca. Leyla tem grandes lições a dar. Por isso, ela escreve poesia, além dos seus livros infantis. Ela também escreve haicais! Estudou e aprendeu como fazê-los. Em tudo, Leyla se aplica, estuda, treina, decora, recita, se exercita. Tem canal no YouTube para dizer poemas de todas as cores, de todos os naipes, de todos os estilos. Vai de poetas jovens a antigos, de poetas negros a nordestinos, de poetas estrangeiros a brasileiros. Leyla é eclética. Tudo o que ela escreve é sério: “A mulher escreve a vida”, diz ela, em “Mulher”. “Amo essa incerteza/ com que me olhas,/ e me desnudo/ diante de ti”, diz, em “Sutileza”. A poesia de Leyla é um ato, um entreato, um idílio, um prelúdio, uma sonata, um “Clair de lune”, de Debussy, que se espraia na areia diante de um mar sem fim. Podem ser só 20 poemas, mas, não há segredo: Leyla Lobo é poeta.” 

 
Sobre a autora 


Leyla Lobo é poetisa e escritora. Nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1940. Publicou os livros de poesia: Ontem… ainda (1977), Lágrimas de agora (1981) e Hai-Kais (2004). Na beira da saia (inédito) obteve, em 1977, a Menção Honrosa no Concurso Fernando Chinaglia, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores) do Rio de Janeiro. Em 1979, Ano Internacional da Criança, organizou a Biblioteca Infantil Maria Mazzetti, na Casa de Ruy Barbosa, como representante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Publicou, pela BomTexto, os seguintes livros infantis: As travessuras de Lili (2006), Lili no parque (2007) e Lili vai surfar (2008), todos com apresentação de Laura Sandroni. Em 2015, lançou o livro infantil A faxina no céu. Em 2017, inaugurou no YouTube seu canal dedicado à poesia, onde declama poemas de Carlos Drummond de Andrade a Shakespeare. Há seis anos, é membro colaborativo do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (EPLP). Desde 2016, participa, dos saraus no Museu de Artes Contemporânea (MAC), em Niterói, e das antologias Um brinde à poesia, organizadas por Lucília Dowslley. Há 20 anos, faz parte da Casa Poema, escola de poesia falada, fundada por Elisa Lucinda. Frequenta o Corujão da Poesia, organizado por João Luiz de Souza, o João do Corujão, desde os tempos da inesquecível Livraria Letras & Expressões, no Leblon, que se iniciava à meia-noite, prolongando-se pelas madrugadas até às seis horas da manhã.

Sobre a Ibis Libris Editora



Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000 e hoje tem 600 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres. Este ano, comemora os 22 anos da Ibis Libris Editora, com 600 títulos publicados e indicações ao Prêmio Jabuti.

Segundo Thereza Rocque da Motta, “a Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, com isso, dividir com eles os seus sonhos, como o meu, de ter o seu livro e, posteriormente, uma editora para transformar sonhos em realidade. Hoje, tenho o orgulho de poder apresentar todo esse empenho de 22 anos para provar que a força da mulher está e sempre estará presente”.

Instagram: @ibislibris @tcrmotta

Ficha técnica



Título: “20 poemas e um segredo”
Autora:  Leyla Lobo
Estilo: Poesia
ISBN  978-65-89331-51-3
R$ 40,00
60 páginas
14x21cm
Brochura
Selo:  MAAT/IBIS LIBRIS
Também disponível em Kindle: Amazon.com.br eBooks Kindle: 20 poemas e um segredo, Lobo, Leyla
E epub: Ebook 20 poemas e um segredo (ubook.com)
20 poemas e um segredo eBook de Leyla Lobo – EPUB | Rakuten Kobo Brasil
Instagram: @ibislibris @tcrmotta

Assessoria de imprensa: Paula Ramagem e Portal Arte Cult


Lançamento: Livraria da Travessa Leblon
Dia: 15 de setembro de 2022, a partir das 19h
Shopping Leblon
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205 A – 2º piso
Leblon | Rio de Janeiro | RJ


Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris Editora
Rua Pereira Nunes, 395/1701 – Vila Isabel
Rio de Janeiro – RJ
21-96580-0499

Publicar comentário