×

<strong>Após temporada na Alemanha, o solo Carolina Maria de Jesus – Diário de </strong><strong> </strong><strong>Bitita, interpretado por Andreia Ribeiro, faz uma homenagem à atriz Ruth de </strong><strong> </strong><strong>Souza </strong><strong> </strong>

Após temporada na Alemanha, o solo Carolina Maria de Jesus – Diário de  Bitita, interpretado por Andreia Ribeiro, faz uma homenagem à atriz Ruth de  Souza  

Teatro Ruth de Souza: 16,17,18, 24 e 25 de Setembro  

O solo Carolina Maria De Jesus, Diário de Bitita – uma homenagem à atriz Ruth de  Souza, será apresentado nos dias 16,17, 18, 24 e 25 de setembro no Teatro Ruth de  Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Com direção de Ramon Botelho, a  atriz, pesquisadora e produtora Andreia Ribeiro dá voz às memórias da escritora mineira  Carolina Maria de Jesus a partir de uma adaptação de suas obras Quarto de Despejo Diário de Bitita

A atriz comenta a homenagem à Ruth de Souza: “Me sinto profundamente emocionada  ao relembrar os nossos encontros… de ter conhecido sua casa, ter ouvido suas histórias,  ter assistido com ela o Caso Verdade exibido pela Rede Globo em que ela interpretou  Carolina Maria de Jesus. Nós duas juntas! Ver aqueles olhinhos brilhando, como se  estivessem vendo tudo pela primeira vez, foi deslumbrante. Agora, depois de três anos de  seu falecimento, fazer essa homenagem e retribuir todo esse amor no Teatro que leva o  seu nome é uma emoção muito grande, uma missão que me enche de orgulho.” 

O projeto é fruto de uma pesquisa realizada por Andreia Ribeiro, Ramon Botelho Gabriela Calainho durante três anos e teve sua estreia nacional em 2015, no Teatro  Municipal de Uberlândia, em Minas Gerais. Desde então, já foi apresentado em diversos  festivais e feiras literárias pelo país, com sucesso de público e crítica. Em 2020, foi  apresentado na Alemanha com apoio do Instituto Goethe (Munique), da Associação  Mulheres Pela Paz Frauen Für Frieden, do Departamento de Igualdade de Gênero  de Augsburg e IMBRADIVA e.V. Iniciativa de Mulheres Brasileiras na Alemanha.  

O espetáculo tem como base duas obras da autora: seu livro mais célebre Quarto de  Despejo: Diário de uma Favelada e o quase desconhecido Diário de Bitita, que foi  publicado postumamente na França e depois no Brasil. As obras retratam dois  momentos: a fase adulta na favela do Canindé até o sucesso e as lembranças da  infância, quando seu amor pelos livros foi despertado e mudou sua história. Ruth de  Souza também interpretou Carolina no ano seguinte ao lançamento do livro Quarto de  despejo: Diário de uma favelada (1960) com direção de Amir Haddad

Tanto Ruth quanto Carolina são referências de força, talento e superação. Pioneira, Ruth foi a primeira mulher negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a ser  protagonista de uma telenovela, além de ter sido a primeira brasileira indicada a um  prêmio internacional de Melhor Atriz, no Festival de Veneza (1954), por sua atuação em  Sinhá Moça. Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada  uma das mais relevantes para a literatura nacional.  

A peça trata de diversas questões atuais como luta contra o preconceito e discriminação  de gênero e raça, a trajetória do negro no Brasil, a importância da escola e da leitura para 

a cidadania, exclusão social, lixo e reciclagem, além de contribuir para o reconhecimento  e valorização da diversidade. 

A história de Carolina é inspiradora e impactante, quase inacreditável, mas também  encantadora, cheia de poesia e humanidade. É o relato biográfico de uma vencedora,  que teve sua trajetória marcada pela dor, mas principalmente pelo triunfo sobre as  adversidades. Tem humor, conteúdo e autenticidade e já conquistou o reconhecimento  de muitos críticos e artistas. 

Na crítica sobre o espetáculo assinada por Lionel Fischer e publicada em novembro de 2017,  “(…) não estamos diante de alguém que simplesmente nos conta sua história, e sim de alguém  cuja memória é ativada por aquilo que constitui seu amargo presente. Sem dúvida, uma opção  maravilhosa, plena de teatralidade. (…)” 

Em mensagem enviada pela atriz Glória Pires, por vídeo “Eu acho esse trabalho uma beleza e  você tem que levar para todos os lugares, é uma mensagem muito importante, especialmente nos  dias que a gente vive. (…)” 

Em depoimento da atriz Monica Martelli “(…) É um espetáculo muito inspirador e você percebe  que apesar de todo sofrimento, essa mulher ainda tinha um olhar lúdico e infantil sobre a vida.  Você vê ali um ato de resistência, um ato de resiliência. Eu indico muito.” 

Segundo a fala da cantora e atriz Simone Mazzer “(…) quando assisti ao espetáculo, me tocou  muito a honestidade, a sinceridade e a verdade do trabalho da Andreia contando a história dessa  mulher que tão pouca gente conhece, essa maravilha de artista que tão pouca gente tem o  privilégio de conhecer. Esse trabalho é muito importante socialmente, culturalmente e  artisticamente(…).” 

Sinopse:  

O solo segue o fluxo de memória da escritora refazendo os seus passos da infância  miserável, em Sacramento, no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o  lançamento do seu primeiro livro. Em cena, Carolina adulta cata papel nas ruas de São  Paulo. As coisas encontradas lembram os acontecimentos marcantes de sua trajetória: a  alfabetização, o primeiro contato com os livros, o trabalho na roça, o avô descendente de  escravos… Todos personagens de uma história fantástica de superação, que  contribuíram para uma leitura inesperada e comovente do mundo. E fizeram de Carolina  uma escritora ímpar no panorama literário internacional.  

A Atriz – Andreia Ribeiro  

A atriz Andreia Ribeiro tem formação em Artes Cênicas pela CAL e em Dança Contemporânea  pela Escola Angel Vianna, onde também concluiu a Pós-graduação em Preparação Corporal.  Ela é bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Gama Filho e tem  longa trajetória na dramaturgia, com experiência em teatro, TV e cinema. Desde 2001, exerce as  funções de atriz, pesquisadora e produtora. 

Teatro: É atriz, pesquisadora e produtora do espetáculo solo “CAROLINA MARIA DE JESUS,  DIÁRIO DE BITITA” (desde 2015); Atriz, pesquisadora e Produtora do Espetáculo “MEMORIAL”  com Renato Carrera, direção Éber Inácio; “FUGA”, “O IMPULSO QUE ME MOVE” roteiro e  direção: Andréia Ribeiro, “JANELAS”- Amostra Grátis (Centro Cultural Carioca), direção Renato  Carrera; “CAI O PANO” (Festival de Teatro da Faculdade Veiga de Almeida), direção: Renato 

Carrera. Atriz e produtora do espetáculo “RETALHOS PARA UM RECITAL”, baseado na obra de  Adélia Prado, direção de Ronaldo Serruya (Teatro Vila Lobos e Sesc Tijuca). 

Fez parte durante 3 anos do grupo MUITO PRAZER, dirigido por Márcio Vianna, atuando nos  espetáculos: “O ÚLTIMO BOLERO” (Teatro Laura Avim), “FARRA DOS ATORES” (Museu da  República) e 2º Festival de Teatro Porto Alegre em Cena. Atuou também nos espetáculos: “OS  SETE GATINHOS”, “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” direção de David Herman; “YERMA” (Teatro  Gláucio Gil) direção: Armando Nogueira e “O ALIENISTA” (Teatro Cacilda Becker) direção: Almir  Telles. 

TV: Novela TV Record: “VITÓRIA” 2014 “VIDAS EM JOGO” 2012 “A GRANDE FAMÍLIA”  2008/2007; Novela “PÉ NA JACA” /2007, Programa “TIRA ONDA” /2005 – Canal MultiShow,  “MULHERES APAIXONADAS” personagem Lúcia/2003 dirigida por Ricardo Waddingtoun, “UGA  UGA”/2001 direção de Wolf Maia, participou dos programas Linha Direta: “SANDRA CRISTINA”/ 

2000 personagem: Sandra Cristina, direção de Luís Felipe Sá, “FILHO BASTARDO”/2000 dirigida  por Walmor Pamplona. Participou da minissérie “CHIQUINHA GONZAGA”/1999 direção de Jaime  Monjardim e “MEMORIAL DE MARIA MOURA”/1995 dirigida por Carlos Manga e Denise  Saraceni, personagem: Zita. Na extinta Rede Manchete fez as novelas “MANDACARÚ” /1998  direção de Walter Avancini e “TOCAIA GRANDE” /1997 direção de Jacques Lagoa. 

Cinema: fez parte do elenco do filme “A Suspeita” estrelado e produzido por Glória Pires com  direção de Pedro Peregrino. Participou de diversos cursos de aprimoramento com Sérgio Britto,  Luís Melo e expressão Corporal com Ana Kfouri. 

Ficha Técnica  

Realização: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas e Dealer 

Parceria: Rotunda e Bambolina Produções Artísticas 

Coordenação Geral: Andréia Ribeiro 

Adaptação, direção e cenário: Ramon Botelho 

Atuação: Andréia Ribeiro 

Assistente de Direção e contribuição textual: Gabriela Calainho 

Suporte de produção: Salomão Waisman 

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros 

Trilha sonora: Marco Lyrio 

Figurino: Wagner Louza 

Adereços: Ong Sinhá Recicla 

Cenotécnico: Rostand Albuquerque (Galpão 6centos) 

Assessoria de Imprensa: Cristiana Lobo/Círculo Comunicação 

Programação Visual: Rafael Paschoal 

Fotografia: Arthur Henrique Galvão 

Mais Informações:  

Local: Teatro Ruth de Souza – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa   

Telefone: 21 2215-0621 | 21 2224-3922 

Datas: 16,17,18, 24 e 25 de setembro 

Horário: 19h 

Compra de ingressos pela internet: www.sympla.com.br 

Ingressos presenciais: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada) 

Classificação: 14 anos Duração: 60 min

Publicar comentário