×

Lançamento do livro Literarte – A livraria que virou trincheira contra a ditadura

Lançamento do livro Literarte – A livraria que virou trincheira contra a ditadura

O livro Literarte – Uma livraria fora da ordem na Ditadura Militar, de Gonçalo Junior, que a Editora Noir acaba de enviar para as livrarias, é bem mais que uma narrativa sobre um lugar que se tornou ponto de resistência e luta pela redemocratização do país, entre 1978 e 1985. Como fio condutor da obra está a trágica história de Dinaelza Soares Santana Coqueiro, irmã do fundador da livraria, Getúlio Santana, que foi morta pelo Exército Brasileiro em 1974, na Guerrilha do Araguaia, e seu corpo jamais foi encontrado.

Neste que considera seu melhor livro, Gonçalo – que já biografou Rubem Alves, Herbert Richers, Jacob do Bandolim, Assis Valente, Vadico e outros – apresenta um retrato intenso, empolgante e emocionante de uma geração de baianos das décadas de 1970 e 1980 que se viu descobrir para a vida na militância pelo fim da ditadura e notou que, no meio do caminho, para o bem de todos, havia uma livraria a lhes alimentar o espírito e a mente. Um lugar que vendia também camisetas com mensagens descoladas que faziam todos querer vesti-las e desfilar pela cidade como um gesto de atitude e de sintonia com a luta para mudar tudo à volta.

A partir de depoimentos e entrevistas de quase uma centena de antigos clientes, além dos proprietários Getúlio e o cartunista Nildão, o autor mostra como, das prateleiras da Literarte, podiam ser comprados livros que transformaram, por exemplo, lideranças estudantis em muitos dos mais importantes políticos e intelectuais da esquerda da Bahia nos últimos 40 anos. É um resgate histórico que faz transbordar sonhos e desejos que não morrerão jamais para a maioria dos entrevistados. “É uma obra para tocar o coração das pessoas e trazer esperança nesses tempos terríveis em que vivemos, de ameaça golpista”, diz Gonçalo.

Frases:

A Literarte era um símbolo de resistência e coragem para enfrentar aqueles tempos sombrios. E expressava nosso desejo de liberdade e conhecimento.

Lídice da Matta – Senadora

A Literarte era monitorada o tempo todo. Em Salvador havia um famoso dedo-duro, estava sempre presente nas greves e ficava lá, no meio dos livros, futucando, não comprava nada, vendo o que se vendia.

Geracina Aguiar – Ex-vereadora e exilada

A Literarte era, naquele momento, um pedaço vivo da Bahia. Um verdadeiro centro cultural.

Juca Ferreira – Ex-ministro da Cultura

A Literarte foi mais que um símbolo de independência e inteligência. A livraria fez parte de determinada quadra da vida de uma Salvador que lentamente deixou de existir.

Paolo Marconi – ex-correspondente do Estadão na Bahia

Lá trabalhavam pessoas interessantes, inteligentes, que sabiam lidar com compradores.

Ruy Espinheira Filho – Escritor

Aquele era um lugar especial para ser feliz.

José Araripe Júnior – Cineasta

No balcão de adereços eu encontrei tinta para pintar de branco todas as naus na desembocadura do silêncio da minha geração.

Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima – Juíza

Serviço:

Literarte – Uma livraria fora da ordem na Ditadura Militar

Gonçalo Junior

Editora Noir

268 páginas

R$ 59,90

www.editoranoir.com.br

www.editoranoir.com.br/loja/

Vendas: Amazon, Martins Fontes e Travessa

Publicar comentário