×

LANÇAMENTO: Ninguém sabe quem sou eu (a Bethânia agora sabe!)

LANÇAMENTO: Ninguém sabe quem sou eu (a Bethânia agora sabe!)

As loucuras de um fã de Maria Bethânia até conquistar a cantora

Como a maioria das histórias de paixões arrebatadoras, essa também pas- sa ao largo da razão. Porém, diferente de casos de amor incontido, não há sofrimento, mas um final incomum e surpreendentemente feliz. Autor do livro Ninguém sabe quem sou eu (a Bethânia agora sabe!), o jornalista Carlos Jardim abre o coração e conta em detalhes até onde um fã pode ir: da descoberta da artista na adolescência à lenta aproximação até o atual e apoteótico momento: a realização de um filme dirigido e roteirizado por ele – e estrelado por ela – em exibição no país a partir de setembro.

Jardim, como Bethânia o chama, não esconde o jogo no livro. Narra na primeira pessoa, numa conversa informal com o leitor, suas muitas ob- sessões, comuns a fãs inveterados: madrugar em fila de ingresso, catar objetos deixados no palco depois de shows, não perder uma única estreia, assistir ao mesmo espetáculo inúmeras vezes, aguardar horas na porta de camarins em troca de alguns instantes diante da cantora.

E como fã que se preze, ele também exibe no livro alguns troféus de sua coleção particular, quase um “museu Maria Bethânia”: fotos com ela, discos autografados, mensagens pessoais, fitas K-7 com gravações caseiras de shows, entre outros itens, reunidos ao longo da vida e guardados como preciosidades.

– Fã pode ir longe e a lugares inimagináveis – diz Jardim, que foi convida- do por Bethânia a tomar uma cerveja na casa dela, em Salvador, e já assis- tiu a um show da cantora no palco. – O filme é mais do que um sonho.

Com prefácio da jornalista Andréia Sadi, o livro é escrito com encantamento e repleto de curiosidades e bas- tidores, divertido da primeira à última linha. É também um trabalho de mão dupla: ao falar de sua paixão, o autor revela a relação de Maria Bethânia com os fãs e nos brinda, indiretamente, com um panorama da carrei- ra de uma das mais importantes artistas do país.

Ninguém sabe quem sou eu (a Bethânia agora sabe!) chega às principais livrarias e sites a partir de 25 de agosto, com lançamento simultâneo em e-book em mais de 20 plataformas digitais.

ALGUMAS CURIOSIDADES DO LIVRO:

 

Fã adolescente

Carlos Jardim descobriu a força de Maria Bethânia aos 15 anos, ouvindo no rádio “Explode coração”. Pouco depois, em 1980, assistiu no Canecão ao primeiro show, “Mel”. Nunca mais parou, e chegou a ver o mesmo show seis vezes!

Fã estudante

Ainda cursando o ensino médio, Jardim conseguiu fazer uma entrevista com a artista para o jornal da esco- la. Tinha 17 anos e fez perguntas medíocres, claro. Mas uma delas ficou marcada para sempre: “Bethânia, o futuro te assusta?”. E ela, então com 34 anos: “O futuro me excita”.

Fã “ladrão”

O autor confessa no livro que ao longo desses anos cometeu muitos “crimes”: roubou uma estrela usada no palco para marcação de luz e imitações de pétalas de rosa, além de ter gravado clandestinamente vários

shows. As provas dos delitos foram parar na capa do livro, mas ele não se preocupa. “Só confesso porque os crimes já prescreveram”, brinca.

Fã profissional

Como jornalista, Jardim começou a fazer e editar reportagens sobre a musa. Foram muitas pautas, até escrever uma matéria especial quando Bethânia completou 50 anos de carreira. Para os 70 anos de idade da cantora, ele convidou Fernanda Montenegro para ler o texto que fez para um especial da GloboNews – e ela aceitou!

Fã cara de pau

A uma certa altura, Jardim achou que era hora de ir além. E teve a coragem de chamar Bethânia para ser homenageada com um filme. Fez o convite num papo de quatro horas, na casa da artista, em Salvador, e ela o surpreendeu: “Gosto muito de tudo o que você faz, é de muito bom gosto. Tenho certeza de que vai ficar bom. Tô dentro”.

Fã que realiza um sonho

Em novembro de 2021 foi gravado o depoimento de Bethânia para o filme “Maria – Ninguém sabe quem sou eu”, com direção e roteiro de Carlos Jardim. A conversa foi no teatro do Copacabana Palace, no Rio. Sem es- trelismos ou afetações, Bethânia já chegou arrumada e maquiada, sem uma grande entourage – estava apenas com sua produtora executiva.

Fã que vai além

Não bastou o sonho de entrevistar sua musa para um filme. Jardim ainda assistiu a um show do palco. Fez imagens para o filme com o próprio celular e conta no livro o ritual que antecede a entrada da cantora em cena, com os músicos rezando com ela no camarim e total concentração antes de começar o show. Qual fã nunca sonhou com um momento desses?

LANÇAMENTO

Data: 25 de agosto de 2022 (quinta-feira)

Horário: a partir das 19h

Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco 290, 2º andar

FICHA TÉCNICA

Título: Ninguém sabe que sou eu (a Bethânia agora sabe!)

Autor: Carlos Jardim

Editora: Máquina de Livros

Preços: R$ 49 (impresso) e R$ 35 (e-book)

Páginas: 128

Gênero: Música

Publicar comentário